quarta-feira, 6 de maio de 2009

Projecto Escola Electrão

Tambem nós, não ficámos indiferentes! Elaborámos um cartaz alusivo ao Projecto que afixámos em algumas empresas locais e na Escola, com o intuito de sensibilizar a população da nossa cidade/Escola a criar hábitos de reciclagem e a mantê-los; reforçámos a nossa colaboração na iniciativa entregando na Escola, uma quantidade considerável de REEE.
Os resultados excederam as expectativas! Obtivemos toneladas de equipamento para a reciclagem.
Um muito obrigada a todos pelo contributo!
O ambiente já ganhou!

O que fazer com o lixo electrónico?


Algumas instituições de caridade aproveitam os computadores e telemóveis antigos e reciclam-nos para serem utilizados em países em vias de desenvolvimento, mas é possível fazer algo melhor: pense se precisa mesmo do último telemóvel da moda. Não seria melhor se ficasse com o que tem agora? Os japoneses acham que sim - os telemóveis antigos, de grandes dimensões, tornaram-se um acessório indispensável!

E lembre-se que, ao abrigo das normas comunitárias, sempre que tiver de comprar um equipamento novo, pode devolver o equipamento eléctrico ou electrónico antigo aos comerciantes para reciclagem.

Lixo tecnológico


Por cada novo equipamento que entra no mercado, há um equipamento que sai porque se considera que está desactualizado. Estas montanhas de velhos computadores, televisores e torradeiras são conhecidos como resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), lixo electrónico ou lixo tecnológico. Este é o tipo de resíduos que apresenta o crescimento mais rápido no mundo ocidental. Calcula-se que cada cidadão europeu produza 20kg de REEE anualmente. Estes resíduos contêm substâncias químicas, como os metais pesados, que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde humana se não forem eliminadas de forma adequada.