A Riversimple apresentou um pequeno veículo citadino de dois lugares movido exclusivamente a hidrogénio.
Segundo a empresa britânica este será o primeiro carro acessível à grande maioria dos condutores e apresenta-se como uma solução para alguns dos problemas da indústria automóvel actual.
O Riversimple Urban Car não só promete alcançar níveis de eficiência nunca antes conseguidos com a tecnologia de células de combustível de hidrogénio, como também desafia algumas das regras fundamentais da indústria automóvel. Este será um projecto open-source, permitindo que os seus clientes tenham liberdade para personalizar e evoluir o veículo e o seu conceito. Além disso, o carro não será vendido de forma tradicional, mas sim alugado por um período até 20 anos, com combustível e manutenção incluídos.
Segundo Hugo Spowers, responsável máximo pelo projecto, o Urban Car pesa apenas 350 kg e tem dimensões semelhantes às de um smart Fortwo. A sua célula de combustível de 6Kw permite-lhe alcançar os 80 km/h e proporcionar uma autonomia próxima dos 387 km.
Refira-se que o projecto foi financiado por Sebastian Piëch, bisneto de Ferdinand Porsche.
Os seus criadores esperam disponibilizar este veículo a partir de 2012. No entanto, isto irá depender da implementação de uma adequada rede de distribuição de hidrogénio.
Principais detalhes técnicos do Riversimple Urban Car:Peso: 350 kg
Velocidade máxima: 80 km/h
Aceleração dos 0 aos 48 km/h (30 mph): 5,5 segundos
Autonomia: 387 km
Longevidade: 15-20 anos
Intervalo de manutenção: Anual
Aluguer mensal: 237 euros