terça-feira, 14 de julho de 2009

Bateria ecológica de açúcar

A Sony desenvolveu um protótipo de bateria ecológica que produz energia suficiente para fazer tocar um mp3 player a partir do açúcar.
A bateria biológica possui 3,9 centímetros e sua estrutura é feita de plástico vegetal. O seu interior possui enzimas que em contato com uma solução de açúcar, consegue gerar electricidade.
[O açúcar é uma fonte natural de energia produzido pelas plantas através da fotossíntese], disse a Sony . [É regenerativo e encontrado na maioria dos lugares, enfatizando o potencial das baterias de açúcar como a energia ecológica do futuro.]
Testes com o protótipo conseguiram o equivalente a 50 miliwatts. A Sony pretende, em breve, lançar o produto para uso comercial.

Acenda uma lâmpada com o seu suor!

Correr durante uma hora na passadeira queima, aproximadamente, 600 calorias. Mas que tal mudar essa conta para kilowatt? É o que fazem os alunos das universidades de Oregon e Portland, nos Estados Unidos, que estão mais preocupados em produzir electricidade do que perder gordura durante os exercícios físicos.
Tudo porque as instituições instalaram, um pequeno dispositivo nos aparelhos de ginástica, que transforma o suor dos alunos em energia limpa.
O aparelho, comercializado por uma empresa chamada ReRev, captura a energia cinética produzida durante a actividade física dos alunos, convertendo-a em electricidade.
Um ginásio nos Estados Unidos também recicla a energia gerada pelos clientes. The Green Microgym, em Portland, ligou um gerador às rodas das bicicletas que transforma a energia cinética em eléctrica. Depois, é armazenada numa bateria que coloca em funcionamento os televisores, passadeiras e até um liquidificador que o ginásio usa para oferecer sumos e vitaminas aos clientes. A tecnologia que permite criar electricidade a partir de aparelhos de ginástica não é nova. Há décadas as pessoas usam dínamos nas bicicletas para acender as luzes traseira e dianteira. Este ginásio usa o mesmo princípio, diz Adam Boesel, proprietário do Green Microgym. "Num ginásio, quase todos os aparelhos para exercício têm uma roda que gira e, se puder girar uma roda, pode produzir electricidade, tal como os moinhos.”


Volvo apresenta gama ecológica


Há muito que a Volvo tem vindo a apresentar diversos conceitos ecológicos, como o mais recente protótipo C30 Efficiency, mas só agora a marca Sueca passa «da teoria para a realidade», com a apresentação da sua gama ecológica «DRIVe».
C30, S40 e V50 são os modelos escolhidos para estrear a assinatura ecológica da marca Sueca. À semelhança do protótipo C30 Efficiency, utilizado como base de desenvolvimento, as novas variantes «amigas do ambiente» recorrem ao motor 1.6D e a todos os truques utilizados nos mais recentes carros «ecológicos».

Assim os modelos C30 e os S40/V50, adoptam alterações com vista à redução dos consumos e emissões, tais como o fundo «tapado», o mesmo acontece com as entradas de ar frontais, a menor altura ao solo, jantes aerodinâmicas, spoiler frontal e, no caso do C30 um novo deflector traseiro. A caixa de velocidades foi também melhorada, com um escalonamento mais longo e, os pneus foram substituídos por outros de baixa resistência.

Com estas alterações, os três modelos dotados da assinatura ecológica da marca, anunciam consumos de 4,4 litros no C30 e 4,5 litros no caso dos S40 e V50. Quanto a emissões de CO2, os valores ficam-se pelos 115 e 118 g/km, respectivamente para o C30 e os S40/V50.
Além disto, encontra-se no painel de instrumentos um indicador que aconselha a melhor altura para a troca de relação de caixa de velocidades.

Link consultado: http://www.autoportal.iol.pt/

Ténis inteligente

A Nike uniu-se a Steve Nash, famoso jogador americano de basquetebol e ambientalista, para criar ténis totalmente fabricados com lixo industrial. O Trash Talk é feito de restos de couro e material sintético recolhidos no chão da fábrica. Depois a parte superior ecológica é montada em sobras de espuma e restos de borracha que normalmente iriam para o lixo. Resultado: um par perfeito de ténis novos "velhos". Em 2008, a Nike lançou a US$ 100 o par, uma colecção limitada que se esgotou rapidamente.

Papel eléctrico



A softbattery é uma pilha de 1,5 volts flexível e fina como o papel. Foi desenvolvida pela Enfucell, uma micro-empresa que nasceu na Universidade de Helsínquia, na Finlândia. De produção fácil e barata, a Softbattery é tão inofensiva para o meio ambiente que pode ser deitada fora com o lixo doméstico comum.

Fabrico de Tijolo Ecológico




Os tijolos ecológicos são os que têm no seu processo de fabrico mistura de pó-de-pedra, cimento e cal e que necessitam apenas de água para o endurecimento, dispensando a utilização de forno para aquecimento, sendo auto-encaixável.

Link Consultado: http://www.vimaqprensas.com.br

Teclado Virtual Laser

O Teclado VBK Bluetooth Laser Virtual Keyboard da i-Tech é um pequeno dispositivo, com o tamanho de um maço de tabaco, que projecta um teclado virtual de 63 teclas e do tipo “QWERTY”, em qualquer superfície que seja plana e lisa.
Esse teclado projectado, que fica com cerca de 29,5cm por 9,5cm fica a uma distância de 6,5cm do projector. Este detecta a luz reflectida pela digitação das teclas, enviando via Bluetooth e em tempo real para o computador, telemóvel ou qualquer dispositivo compatível.
Este pequeno módulo detecta até 400 caracteres por minuto, um pouco menos que os teclados convencionais, mas que não afecta o desempenho do mesmo. A bateria do projector tem uma capacidade para 2 horas em modo activo. O preço deste interessante “brinquedo” ronda os 200 dólares ou 136 euros.