Há muito que a Volvo tem vindo a apresentar diversos conceitos ecológicos, como o mais recente protótipo C30 Efficiency, mas só agora a marca Sueca passa «da teoria para a realidade», com a apresentação da sua gama ecológica «DRIVe».
C30, S40 e V50 são os modelos escolhidos para estrear a assinatura ecológica da marca Sueca. À semelhança do protótipo C30 Efficiency, utilizado como base de desenvolvimento, as novas variantes «amigas do ambiente» recorrem ao motor 1.6D e a todos os truques utilizados nos mais recentes carros «ecológicos».
Assim os modelos C30 e os S40/V50, adoptam alterações com vista à redução dos consumos e emissões, tais como o fundo «tapado», o mesmo acontece com as entradas de ar frontais, a menor altura ao solo, jantes aerodinâmicas, spoiler frontal e, no caso do C30 um novo deflector traseiro. A caixa de velocidades foi também melhorada, com um escalonamento mais longo e, os pneus foram substituídos por outros de baixa resistência.
Com estas alterações, os três modelos dotados da assinatura ecológica da marca, anunciam consumos de 4,4 litros no C30 e 4,5 litros no caso dos S40 e V50. Quanto a emissões de CO2, os valores ficam-se pelos 115 e 118 g/km, respectivamente para o C30 e os S40/V50.
Além disto, encontra-se no painel de instrumentos um indicador que aconselha a melhor altura para a troca de relação de caixa de velocidades.
Link consultado: http://www.autoportal.iol.pt/