segunda-feira, 27 de julho de 2009

Autocarro do futuro procura investidores

Hugh Frost acredita ser possível mudar os tradicionais autocarros londrinos, conhecidos pelo visual atípico e simpático. Para isso elaborou o conceito FreightBUS, que está a espera de investidores para se tornar realidade. O projecto consiste, basicamente, na produção de um meio de transporte mais confortável e, sobretudo, que respeite o meio ambiente. No entanto, não é para um futuro próximo, já que a cidade precisaria de mudanças nas ruas e de novos pontos de paragem para que o autocarro possa ser utilizado.
No papel, o modelo utiliza tecnologia avançada, como a adopção de um propulsor híbrido. Existe um motor eléctrico, movido a baterias de hidrogênio e outro movido a combustão. Trata-se de um modelo que pode ser abastecido com gasolina ou gás natural para veículos, o GNV.

No entanto, Frost idealiza o modelo sem emissões de poluentes. Para isso, estuda a utilização de pequenos motores eléctricos localizados em cada roda. Segundo o autor do projecto, seriam 50% mais eficientes do que a utilização de um único motor.
Em termos de infra-estrutura e design, o FreightBUS impressiona ainda mais. É capaz de transportar até 150 pessoas, sendo 52 no segundo andar com vista privilegiada. O visual segue o estilo “pão de forma”, com linhas direitas e pontas arredondadas. As rodas ficam escondidas por capas da cor da carroçaria e faróis com leds. A entrada parece a recepção de um hotel de luxo, com direito a tapete vermelho e espelhos.


Sem comentários: