sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Cerca de 45 por cento da eletricidade produzida em Portugal provém de energias renováveis, destaca hoje o jornal The New York Times que enaltece a aposta do Governo português nesta matéria.
"Quase 45 por cento da eletricidade em Portugal deriva de fontes renováveis, um aumento de 17 por cento face aos últimos cinco anos" escreve o jornal norte-americano que dedica hoje três páginas a esta matéria e faz destaque na primeira página.

Cinco anos depois de o Governo português liderado por José Sócrates ter "embarcado em projetos ambiciosos relacionados com as energias renováveis", o The New York Times refere também "que Portugal espera ser o primeiro país a inaugurar uma rede nacional de carregamento de carros elétricos" já em 2011.
"Ouvi todo o tipo de comentários: é um bom sonho, é incomportável, é muito caro", disse a propósito o primeiro ministro, José Sócrates, citado pelo jornal, acrescentando que "a experiência portuguesa mostra que é possível mudar num curto período de tempo".
O jornal menciona que "atualmente, os melhores bares de Lisboa, as fábricas do Porto e os 'resorts' mais 'glamourosos' do Algarve são alimentandos substancialmente por energia limpa".

No entanto, e apesar de a Agência Internacional de Energia ter classificado de "sucesso notável" a transição energética em Portugal, esta refere que "não é ainda claro que os custos financeiros, bem como o impacto no preço final ao consumidor, sejam compreendidos e bem aceites".
"Não imaginam as pressões que sofremos no primeiro ano", disse ao mesmo jornal o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, um dos grandes impulsionadores da aposta portuguesa nas energias renováveis: ondas, sol e vento.

Apesar de alguns obstáculos, "as políticas agressivas tomadas pelo Governo português para acelerar o recurso às energias renováveis estão a ser bem sucedidas", escreve o jornal, que cita um estudo sobre energias alternativas da Universidade de Cambridge, Estados Unidos.

De acordo com este último (estudo), estima-se que em 2025 a eletricidade em países como a Irlanda, Dinamarca e Reino Unido seja proveniente de fontes renováveis. Também o Canadá e o Brasil deverão integrar este grupo.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia Internacional da Biodiversidade - 22 de Maio


Alterações Climáticas e Perda de Biodiversidade: Portugal Será um dos Países da Europa mais afectados.

A Terra está a perder biodiversidade a uma taxa sem precedentes. No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de Maio, as alterações climáticas voltam a constituir a preocupação central assumindo-se como uma das maiores ameaças à diversidade de vida no Planeta, juntamente com a destruição de habitats, poluição e proliferação de espécies invasoras.

Península Ibérica: zonas húmidas e anfíbios entre os mais afectados.
Na Europa, a subida do nível do mar poderá ser até 50 % mais acentuada do que a média global. Cerca de 20% das zonas húmidas podem correr o risco de desaparecer até 2080, arrastando as espécies animais e vegetais que delas dependem. Os ecossistemas mediterrânicos, incluindo os de Portugal, estão entre os mais vulneráveis a uma subida de 2 a 5º C, sob um efeito combinado da seca e dos fogos florestais.
No Sul da Europa, o potencial hidroeléctrico diminuirá entre 20 a 50 % até 2070, o que é particularmente alarmante no caso de Portugal, se pensarmos que o Governo tenciona construir mais barragens.
A isto somam-se mudanças drásticas na distribuição das espécies animais. Os anfíbios na Península Ibérica serão especialmente afectados e condenados a viver em áreas cada vez mais limitadas, tal como os répteis, que dependem de charcos e pântanos para a sua reprodução. Quanto às florestas já estão a sofrer dos Verões excessivamente quentes e consecutivos incêndios florestais, aos quais se irá juntar a problemática da escassez de água.

Para saber mais: http://www.quercus.pt/

sábado, 15 de maio de 2010

Alterações Climáticas: Uma de cada 5 espécies de lagartos pode extinguir-se até 2080

Quando se fala do impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade imediatamente pensamos no urso-polar ou nos corais, cuja sobrevivência se encontra ameaçada pelo degelo, e pelo aumento da temperatura da água e a sua acidificação, respectivamente.
No entanto, foi recentemente publicado na revista Science um estudo que revelou há um outro grupo de animais também especialmente vulnerável às mudanças do clima, e em particular, ao Aquecimento Global, grupo que se tem mantido, literalmente, na penumbra – os lagartos e lagartixas.

Com efeito, por serem animais de “sangue frio” os répteis têm dificuldade em regular a temperatura corporal, o que fazem alternando a exposição ao sol com períodos à sombra.

Com o aumento das temperaturas, os animais permanecem nos abrigos inactivos para controlar a temperatura corporal, não saindo para realizar actividades fundamentais como alimentar-se e reproduzir-se.

Consequentemente, as populações das diferentes espécies já estão a ser afectadas negativamente pela subida das temperaturas, num fenómeno de declínio acentuado que é global.

Crê-se que em 2050 cerca de 6% das espécies de lagartos e 16% das suas populações terão desaparecido, valores que, em 2080, podem atingir os 16% e 30% respectivamente.

Para este declínio contribui também outro efeito indirecto da subida das temperaturas – a deslocação das espécies do Sul para o Norte, que aumenta a competição para as espécie cujo “território” é invadido que, se não forem capazes de se adaptar, acabam por extinguir-se.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra - 22 de Abril


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Assinala-se a 22 de Abril e a partir de 1990, outros países começaram a celebrar a data. É um dia em que devemos reflectir e agir sobre a forma como tratamos o nosso planeta.


segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água - 22 de Março

Tentar aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável, é o objectivo do Dia Mundial da Água que se assinala a 22 de Março. Este ano é dedicado ao tema «Água Limpa para Um Mundo Saudável».

Nascido em 1993 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), esta efeméride propõe todos os anos um tema diferente sobre o qual se realizam actividades que visam promover a consciencialização tanto da população com dos governos para problemas relacionados com os recursos hídricos.

Os países em vias de desenvolvimento são este ano os mais visados, pois são também os que mais sofrem com a falta de água potável. Na sua mensagem oficial para este Dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinha a ligação da preservação dos recursos hídricos com os objectivos das Nações Unidas.

"A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidos: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas".


sábado, 6 de março de 2010

Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios realizará entre os dias 23 e 25 de Março de 2010, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, que trará o tema “Ética nos Negócios: A base da actuação responsável e o passaporte para a Sustentabilidade”.
O evento, inédito no país, contará com oradores especialistas e abordará questões como responsabilidade social empresarial, ética, meio ambiente, sustentabilidade, comunicação e transparência corporativa.

Sobre o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com sede em Campinas (SP), foi fundado em 2003, como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sendo qualificado, no mesmo ano, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça. Seu objectivo principal é fomentar a ética tanto no meio empresarial como às crianças, adolescentes e universitários. É desta maneira, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de adultos cidadãos e líderes responsáveis, que a instituição potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e, assim, naturalmente sustentável.
http://www.eticanosnegocios.org.br/

Apoio: Planeta Voluntários

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010

Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade económica e social nas cidades.

Entre os dias 10 e 13 de Março, no Brasil-Curitiba, receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planeamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento económico, social e ambiental.

Apoio: Planeta Voluntários

Agência de Notícias do Terceiro Setor

Saiba mais em: http://www.cici2010.org.br/
Curitiba/ Paraná/ Brasil

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Eco-estádio

O Sport Clube Corinthians Paranaense, antigo J. Malucelli, tornou-se famoso por possuir o primeiro estádio ecologicamente correcto do Brasil. Trata-se do “Eco-estádio” Janguito Malucelli. Seguindo os quatro níveis de organização da sustentabilidade (ecologicamente correcto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito), o “Eco-estádio” tem arquibancadas construídas com cadeiras colocadas em cima de um morro sem utilização concreta, relva plantada em todos os degraus e bancos de reservas e placard 'electrónico' construídos apenas com madeiras.
Com capacidade para receber seis mil pessoas, o “Eco-estádio” ainda não está finalizado e serão aplicados em breve outros conceitos ecológicos.

Fonte: http://cienteca.wordpress.com/