sábado, 30 de maio de 2009

Reciclagem e reutilização de materiais

Mala feita com disquetes

Ave em conceito metálico


Arte com caricas


Cão em metal

Cobra feita com latas


Peixe elaborado em metal


Corpete e botas concebidos com papel e tampas de latas


Mala de senhora feita com tampas de latas


Vestidos de papel reutilizado

Earthship Biotecture: Sustentável e Independente

Um Earthship é uma estrutura que é auto-suficiente. É um edifício que oferece o seu próprio calor, frio, água, electricidade e de tratamento de efluentes. Além disso, é construído com materiais reutilizados, materiais ecologicamente sensíveis, que são relativamente baratos, facilmente disponíveis, e fáceis de usar. Tem como base pneus usados de automóveis, e basta reunir todos estes critérios e temos os alicerces fundamentais para uma Earthship. Pode parecer uma loucura construir uma casa de pneus, mas não é tão louco como pode parecer. Além disso, os pneus são apenas o começo ...
Para saber mais, clique aqui : http://www.greenhomebuilding.com/earthship.htm

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pen drive "verde"


Seguindo a onda da tecnologia “verde” e procurando usar o máximo possível de materiais biodegradáveis , a ATP Electronics apresentou na CeBIT 2009 o EarthDrive, a primeira pen drive USB reciclável. Segundo a fabricante, a pen drive usa a maior quantidade possível de produtos biodegradáveis, facilitando assim a reciclagem quando for descartada. Para aumentar a durabilidade, o EarthDrive tem componentes protegidos que o tornam à prova d'água, de poeiras e de choques. O produto conta também com um software de segurança embutido, que permite a proteção de dados por meio de senhas. O produto “verde” EarthDrive já está disponível no mercado.
Fonte: actualidadesdainformatica.blogspot.com

Arte e código de barras

quinta-feira, 28 de maio de 2009

American Indians - quotations on protecting our environment


American Indians have traditionally stressed the close relationship between man and nature and the need to protect the Earth and the Earth's environment. Here are some quotations on that subject.


" The survival of the world depends upon our sharing what we have and working together. if we don't, the whole world will die. First the planet, and next the people. "
Fools Crow, Ceremonial Chief of the Teton Sioux


" We must protect the forests for our children, grandchildren and children yet to be born. We must protect the forests for those who can't speak for themselves such as the birds, animals, fish and trees."
Qwatsinas [Hereditary Chief Edward Moody], Nuxalk Nation


" We do not inherit the Earth from our Ancestors, we borrow it from our Children."
Ancient Indian Proverb


Translation-Tradução

Os índios americanos têm vindo a sublinhar a relação íntima entre o Homem e a Natureza, bem como a necessidade de proteger a terra e o ambiente. Seguem-se algumas citações sobre este tema:

"A sobrevivência do mundo depende da nossa capacidade de partilhar e trabalhar em conjunto.
Se não o fizermos o mundo inteiro morrerá."

" Temos de proteger as florestas pelos nossos filhos, netos e futuras gerações. Temos de proteger as florestas em nome daqueles que não se podem defender, tal como, os pássaros, animais, peixes e árvores."

" Não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimo-la emprestada aos nossos filhos."

Utopia: ecoponto inteligente para reciclagem

Imagine que existia um ecoponto que identifica o tipo de lixo e abre a tampa certa para a reciclagem? Este conceito faz isso e além de funcional é totalmente vanguardista.
Reciclar é uma necessidade que aumenta a cada dia. Pensado em facilitar a vida e aumentar o volume de reciclagem foi projectado este conceito de ecoponto.
É isso o que este ecoponto conceito faz, além de ser um projecto muito bonito de urbanização.
Agora como identificar o tipo de lixo? Código de barras. Cada embalagem tem um código identificando o tipo de material, você passa este código ... E abre-se a tampa referente ao material do código.


Depois os responsáveis pela recolha levam o material separado através da abertura maior.


Consultar: Ecoponto Inteligente

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Já pensou nos efeitos do impacto ambiental ao navegar na internet e fazer pesquisas no Google?

Cada segundo que estamos ligados à Internet, geramos 0,02 gr de emissões de carbono. Quando fazemos uma pesquisa na internet, esta emissão aumenta consideravelmente. Para efectuar a pesquisa o site de busca precisa de consultar vários bancos de dados ao mesmo tempo. De todos os sites actuais, o que mais emite este gas é o Google: 7 gr de dióxido de carbono por pesquisa. A eficiência do Google tem um preço para o meio ambiente. 7 gr de emissão de dióxido de carbono parece pouco, não é? Mas multiplique este número pelas 200 milhões de buscas na internet que são feitas por dia… Agora já não parece tão pouco, certo? Por esse e outros motivos, a notícia do G1 cita que: "Uma pesquisa recente estimou que o sector global da tecnologia de informação gera tantos gases de efeito de estufa como todas as companhias aéreas juntas".
Por um lado, é verdade que os nossos computadores irão usar mais energia e, portanto, contribuir mais para o efeito de estufa do que o Google. Porém, isso não isenta os sistemas de pesquisa de procurarem soluções para minimizar o seu impacto ambiental. Da mesma maneira que, os fabricantes de computadores também devem tomar medidas para que os seus produtos sejam menos poluentes.
Na questão ambiental, todos os esforços são necessários.

terça-feira, 26 de maio de 2009

A inflação das novidades

A evolução dos ritmos e imperativos de inovação é impressionante. Todos os anos são propostos aos europeus 20 000 novos produtos de grande consumo.
Em 1995, a Sony comercializou qualquer coisa como 5000 novos produtos. Esta febre de renovação conduziu a um forte aumento da procura de denominações, ao ponto de ter originado uma verdadeira inflacção de nomes de marcas: no total, encontram-se hoje registados 90 000 nomes de marcas.
No sector do vestuário, uma marca como a Zara, renova os seus artigos de duas em duas semanas, produzindo aproximadamente 12 000 modelos por ano, diferenciados em função dos países.
As indústrias culturais obedecem à mesma lei "frenética" do novo e do efémero. Não obstante, o elevado nível de concentração das indústrias culturais não devem ocultar outro fenómeno dominante, que tem a ver com a crescente variedade dos produtos e com a redução do tempo do seu ciclo de vida. A economia do hiperconsumo assiste ao alastrar da lógica do mercado, a um capitalismo mediático dominado por uma predilecção pelo descartável.

Gilles Lipovetski


Reciclagem de vidro de embalagem

O futuro apresenta-se risonho para a indústria vidreira. Hoje o vidro é visto como um produto de qualidade, com uma importante faceta ecológica, e constitui um dos melhores exemplos de reciclagem eficiente, podendo afirmar-se que é 100% recicável. No caso particular da reciclagem do vidro de embalagem, esta está particularmente avançada no nosso país, devendo, em grande medida, o seu sucesso ao crescente uso do vidrão. Actualmente , as garrafas produzidas em Portugal, são constituídas por 25% a 30% de vidro recuperado. Uma percentagem baixa, se comparada com os 45% a 50% atingidos nalguns paises europeus.

Vantagens do vidro reciclado:

- De mil toneladas de casco (vidro reciclado), obtém-se mil toneladas de vidro novo, o que representa uma poupança de matéria- prima muito significativa. Para produzir mil toneladas de vidro são necessárias mil e duzentas toneladas de matéria-prima.

- A reduçao da temperatura de fusão, e por conseguinte, a poupança de combustível é outra das vantagens. A quantidade de calor necessária para fundir um vidro sódio-cálcio normal de composição seca é de 716 kcal/kg; enquanto para fundir o mesmo quilograma de casco esta se situa nas 430 kcal. Teoricamente, podemos afirmar que um aumento de 10% de casco permite uma poupança até 5% de combustível. Em consequência é possível, não só aumentar o rendimento do forno, como prolongar o tempo de vida útil do mesmo.

- A redução de emissão de gases poluentes (sulfuretos).

- A diminuição do volume de resíduos industriais nos aterros.

- O casco é directamente utilizado na "receita" do vidro, entrando com a percentagem de 25-30%, em média.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2! As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas:
1 - redução de resíduos;
2 - defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado;
3 - plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas).
A internacionalização do projecto está já a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas. Este exemplo único de exploração de uma floresta autóctone, que conseguiu ao longo dos tempos conciliar criação de riqueza, serviço ambiental e impacto social positivo, irá agora completar este ciclo, renovando a própria floresta que esteve na sua origem.

Algodão Biológico

O que é o algodão biológico?
O algodão biológico é algodão que é cultivado sem recurso a pesticidas nem a organismos geneticamente modificados.
A produção biológica utiliza métodos e materiais que têm reduzido impacto no meio ambiente, reforçando e mantendo a fertilidade do solo, contribuindo para o aumento da biodiversidade:
utiliza a rotação de culturas, em vez dos agro-químicos e fertilizantes artificiais;
utiliza o controlo de pragas por métodos naturais/biológicos em vez de pesticidas.

domingo, 24 de maio de 2009

Questionário Ambiental


1. Quanta energia é necessária para produzir uma folha de papel, em comparação a fazer uma fotocópia frente e verso no mesmo papel?
a) 10 vezes mais
b) Metade
c) 10 vezes menos

2. Se todas as latas de alumínio utilizadas na Europa fossem recicladas, pouparíamos energia suficiente para:
a) Utilizar um forno durante 13 horas
b) Fazer cinco viagens de foguetão até à Lua
c) Dar a volta ao mundo de automóvel 675 000 vezes

3. Que percentagem do consumo de energia do seu frigorífico poupa se o descongelar regularmente?
a) 5%
b) 10%
c)30%

Respostas ao questionário:

1.a A produção de papel é um processo que polui a água e consome energia.
Utilize menos papel e poupe energia imprimindo em frente e verso, o que gasta dez vezes menos energia do que a produção de uma nova folha de papel.

2.c A reciclagem de 1 kg de latas de alumínio usadas, consome dez vezes menos energia do que a sua nova produção.

3.c O seu frigorífico pode ser uma fonte de desperdício de energia. Se não for descongelado regularmente, o seu consumo de energia pode aumentar 30%. Os congeladores devem ser descongelados logo que a camada de gelo atinja 3 mm de espessura.

sábado, 23 de maio de 2009

EARTH WATER...A água que devemos passar a beber...

Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade. A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.
Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».
Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.
Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água.

Colabore!!!

Reciclagem de fraldas descartáveis


A Grã-Bretanha lança um programa para reciclar fraldas descartáveis.
Os bebés usam em média mais de 3,6 mil fraldas até saberem utilizar a casa de banho. Estima-se que um total de 800 mil toneladas de fraldas por ano, usadas por bebés e pessoas com incontinência, acabam em aterros sanitários na Grã-Bretanha.
Nesses locais, as fraldas podem levar até 500 anos para se decompôr, segundo a Knowaste. A reciclagem Knowaste é um processo que foi desenvolvido para proporcionar um ambiente mais limpo e uma rentável solução para fraldas descartáveis , que actualmente são enviadas para preencher terra, contribuindo assim fortemente para a crise ambiental de resíduos. Tem as seguintes impactos positivos para o ambiente:
- desvio de resíduos humanos não tratados a partir de aterros, reduzindo assim a contaminação das águas subterrâneas.
- o metano extraído das fraldas é transformado em gás, usado para gerar energia.
- são valorizadas as fibras de celulose, componentes plásticos e polímeros super absorventes das fraldas e, de cada tonelada de fraldas reciclada, podem ser extraídos 400 quilos de celulose e 145 metros cúbicos de gás.
Outras utilizações em:
- produção de plástico, madeira, telhas, madeira, vinil;
- óleo e filtros de ar, palmilhas para calçado e papel de parede;
- espessantes para os produtos industriais;
- capacetes para ciclistas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como são importantes as barragens!

A energia hídrica é uma fonte de energia renovável muito usada em todo o mundo. Através deste tipo de energia evita-se o uso de combustíveis fósseis e, além disso, as barragens permitem um armazenamento de grandes massas de água doce.
Esta energia obtém-se através do aproveitamento do movimento das águas que movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia eléctrica. Este processo recorre a um sistema de turbinas que é atravessado por grandes massas de água, que as fazem mover, gerando um corrente electromotriz induzida devido à presença de dois conjuntos de ímanes que produzem dois campos magnéticos que ao girarem se tornam campos magnéticos variáveis, produzindo corrente que depois atravessa transformadores para poder ser transportada até as nossas casas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um jardim na empresa

As origens do ser humano estão ligadas ao meio natural, que, embora lhe proporcionasse abrigo e alimentação, se mostrava inóspito. Quando adquiriram certo grau de civilização, os homens quiseram manter sua relação ancestral com a natureza e acabaram por adaptá-la, de acordo com gostos e épocas, às próprias necessidades. Por isso, pode-se dizer que o jardim é uma tentativa de resgatar o paraíso perdido. Assim sendo, o espaço verde não pode ser encarado como um custo mas sim como um vector de apoio ao negócio das empresas. Para isso, necessita de uma gestão eficaz.
Entre as questões que levanta a gestão de um espaço verde empresarial, referimos:
- O espaço exterior é encarado como um custo ou como uma componente de negócio?
- Qual o valor do espaço envolvente?
- Qual a estrutura de custos mais adequada?
- Qual o nível de sustentabilidade do espaço?
- Pode ser valorizado, reduzindo posteriormente os custos de exploração?

Um jardim é muito mais que um conjunto de plantas expostas num determinado local. Proporciona aos seus visitantes uma experiência com a natureza e funciona como estímulo na vida laboral, o qual vai gerar maior produtividade física, mental e espiritual.

É urgente preservar os recursos no nosso planeta!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Energia eólica

O aproveitamento da energia eólica para a produção de electricidade é feito recorrendo aos aerogeradores de grande dimensão, os quais podem ser implantados em terra ou em mar e estar agrupados em parques ou isolados. Estas energias encorajam ao incremento das tecnologias de aproveitamento das energias renováveis.
Esta é mesmo a energia renovável em que a taxa de crescimento mais tem aumentado nos últimos anos. Os parques eólicos têm que estar situados em locais em que os ventos são mais ou menos constantes e atingem uma determinada intensidade.
A energia eólica não polui nem prejudica o meio ambiente; é uma energia inesgotável e renovável. Para saber mais clique aqui!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Agricultura orgânica

Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente aderem aos princípios de agricultura sustentável. A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham uma qualidade superior aos da agricultura convencional. Em diversos países, incluindo os EUA , o Japão, a Suiça, a União Europeia, a Austrália e o Brasil, a agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo. O sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Este sistema pressupõe a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar as suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. A agricultura orgânica está directamente relacionada com o desenvolvimento sustentável.

Benefícios para o Ambiente:
- O solo é considerado uma organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível;
- Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade;
- Controle com medidas preventivas e produtos naturais;
- As ervas daninhas fazem parte do sistema. Podem ser usadas como cobertura do solo e abrigo de insectos;
- O controlo de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico.
- O teor de nitrato nas planta é reduzido;
- Os efeitos no meio ambientes são positivos: preservação do solo e das fontes de água.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ajudar a AMI, reciclando!


Talvez não saiba, mas o óleo alimentar que já não serve para si poderá ainda ajudar muita gente. Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, Escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais. A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa. Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação. São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população. Para mais informações clique aqui.

Óleo doméstico

Onde costuma habitualmente depositar o seu óleo doméstico depois de usado? No lava-loiça, na sanita, no contentor do lixo?
Na Escola Secundária do Entroncamento, existe um oleão onde pode e deve depositar este resíduo, e assim poupar a sua canalização e as nossas águas, estando desta forma a proteger o Ambiente, porque o óleo não é desperdiçado, mas sim reutilizado.
Dar um fim adequado aos óleos alimentares usados, é cada vez mais uma prática urgente que deve ser levada a sério por todos nós. Os oleões permitem um final mais ecológico deste resíduo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Environment - vocabulary practice

A. List...

1. the three Rs: reduce, reuse, recycle.
2. three things that you can recycle: paper, plastic, glass.
3. three types of renewable energies: solar power, wind power, hydro power.
4. three ways of saving energy: walk orcycle instead of using the car; turn off the lights when you leave a room; use economic lamps.
5. three ways of saving water: use a glass to wash the teeth; take a shower instead of a bath; use the washing machine efficiently.
6. three sources of CFCs: aerosol propellants, cleaning solvents, refrigerants in refrigerators and conditioning units.

B. Find the words.

1. Robin Hood lived in Sherwood forest (retFso).
2. Organic farming is ecology (olecygo) in action.
3. Coal and oil are not renewable (wernealeb) sources of energy.
4. We should recycle (cycerel) waste of all kinds.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Protecting the Earth (Proteger a Terra)


Glossário Português /English Glossary
evitar derramamento de petróleo - avoid oil spills
limpar as florestas - clean forests
plantar árvores - plant trees
praticar os três Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) - practice the three Rs (reduce, reuse, recycle)
promover a energia - promote ecology
proteger o ambiente - protect the environment
reduzir as emissões de carbono - reduce carbon emissions
reduzir os CFCs - reduce CFCs
poupar energia - save energy

usar energias renováveis
(energia solar, energia eólica,
energia hidroeléctrica,
biomassa, biocombustíveis,
energia geotérmica, energia
das ondas e marés)

use renewable energies
(solar power, wind power,
hydro power,
biomass, biofuels
geothermal power, wave
and tide power)

Biodiversidade

A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. Existem espécies adaptadas a ambientes tão diversos como o gelo da Antártida ou fontes submarinas com actividade vulcânica e temperaturas superiores a 100ºC. Ainda se conhece pouco sobre a biodiversidade do planeta. Calcula-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico!
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies que são irrecuperáveis.O Homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.Exemplos da acção do homem e suas consequências na biodiversidade do planeta:
Eliminação ou alteração do habitat pelo homem - é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação de vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente. Em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição de seu habitat;

Super-exploração comercial - ameaça muitas espécies marinhas e algumas terrestres;

Poluição das águas, solo e ar - stressam os ecossistemas e matam os organismos;

Introdução de espécies exóticas - ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.
A diversidade biológica apresenta um papel fundamental para a nossa espécie, uma vez que aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.
Devido essencialmente a actividades humanas como a agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização de extensas partes do território, entre outras, observa-se que os ecossistemas e as espécies se encontram, a um nível global, cada vez mais ameaçadas, com a consequente diminuição da biodiversidade.
Esta tendência pode vir a ter, profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.
Neste contexto, o conceito de conservação da Natureza tem vindo a evoluir precisamente no sentido de manutenção da biodiversidade.

terça-feira, 12 de maio de 2009

De mãos dadas com o ambiente

A 3M nasce nos EUA como uma empresa de abrasivos que procura disponibilizar soluções para os problemas dos seus clientes. Actualmente está presente em 67 países, comercializa mais de 60.000 produtos. Em Portugal está presente desde 1966, contando com uma equipa de 81 pessoas que procura oferecer produtos inovadores e de qualidade. Com a Scotchgard™ Protector, a 3M lançou uma nova linha de produtos reformulados para tratamentos protectores sustentáveis. A 3M como empresa líder em sustentabilidade, tem disponibilizado cada vez mais produtos ecológicos, como é o caso do Isolamento Thinsulate™ com fibras recicladas com cerca de 13 anos. Este isolamento é composto por 50 por cento de fibras de poliéster reciclado a partir de resíduos domésticos, a grandes quantidades destes materiais. Etiquetas ecológicas em casacos e outros artigos feitos com isolamento Thinsulate, a partir de fibras recicladas, alerta os consumidores para os benefícios ambientais dos produtos que estão a comprar.



A ECO MEIOS, LDA. foi criada em Novembro de 2005 tendo como principal preocupação a oferta de produtos amigos do ambiente a preços acessíveis e seguindo os princípios da Econologia (Economia associada à Ecologia). São representantes em Portugal de várias marcas de produtos economizadores de água (como é o caso da RST, empresa alemã líder de mercado há mais de 10 anos) e são pioneiros na apresentação ao mercado português das Nozes de Sabão, um detergente 100% natural.


Produtos e Serviços:
Economizadores de água e energia (redutores de caudal, chuveiros, ponteiras perlizadoras, etc.), Nozes de Sabão, Branqueador Ecológico.

Intervenções e Projectos:
Estabelecimento de parcerias em projectos que visem a sensibilização para um uso mais racional de um bem escasso e precioso como é a água (como, por exemplo, com a QUERCUS no projecto “EcoCasa” e com a ALMARGEM no projecto “A Água no Algarve”).

Paulo Gonzo - "Espelho de água"

Durante 50 minutos o público assistiu a um espectáculo do cantor Paulo Gonzo a cerca de 340 metros de profundidade, literalmente debaixo de água, na casa das máquinas da Barragem do Alto Lindoso, em Ponte da Barca, numa iniciativa da EDP. A campanha institucional, com o mote "Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor", visa divulgar o compromisso do Grupo na defesa do ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações.
Denominada "Projecções", esta campanha ilustra a ligação entre a construção de barragens e a promoção de um futuro melhor.
A opção pelo Alto Lindoso, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês, uma das paisagens mais bonitas Portugal, traduz ainda o respeito pelo ambiente e biodiversidade, uma outra vertente da estratégia de Desenvolvimento Sustentável assumida pela EDP.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Simple Fruit - fruta fresca do mercado para o escritório


A Simple Fruit está estratégicamente instalada no M.A.R.L, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, para ter acesso diário à melhor fruta do mercado. Assim não estão condicionados à oferta de fornecedores específicos, pois têm sempre uma grande variedade por onde escolher, com a certeza que dentro dos seus cestos de fruta está sempre o melhor do mercado.
Depois de comprada, a fruta é de imediacto seleccionada. Da fruta que compram, cerca de 15% não é incluída nos cestos por não cumprir condições totais de apresentação ou mesmo de maturação, esta fruta é diariamente doada ao Banco Alimentar Contra a Fome.
Garantem assim a qualidade de 100% das frutas dos seus cestos.
Depois de seleccionada é minimamente tratada, são retiradas as folhas, as bananas são separadas, e todas as peças de fruta são limpas dentro do possível, já que não podem ser levadas com água visto que perderiam qualidades nas próximas horas.
As frutas são depois empacotadas em cestos recicláveis, que chegam ainda de manhã às empresas.

Respeito pelo ambiente: Na selecção da fruta no mercado, a Simple Fruit dá prioridade à fruta nacional. Desta forma não só se reduzem os “food miles” de transporte como se está a apoiar os produtores de fruta portugueses. Desenvolvem o sistema de reciclagem de cestos para evitar desperdícios desnecessários. O material dos seus cestos é 100% reciclável.

domingo, 10 de maio de 2009

Brinquedos Ecológicos

Quem entra em qualquer uma das mais de 200 lojas da rede americana Whole Foods encontra algo inusitado junto às prateleiras de produtos orgânicos e naturais: os “Green-Toys”, brinquedos educativos produzidos com material que respeita a preservação do meio ambiente e cujo conceito é ecológico e socialmente responsável. Criados em 1998 por Barbera Aimes, hoje presidente da ImagiPLAY, os brinquedos são feitos com placas de madeira reciclada e prensada, borracha de extração natural e bambu: “Usamos tintas não tóxicas e acabamentos feitos à mão”, diz .
Os pais que preferem jogos para montar e desmontar e que agora, procuram os mesmos brinquedos educativos, produzidos com artigos naturais, querem também produtos que ajudem os seus filhos a consumir versões naturais e aceitar as diferenças entre as raças. É nesse público exigente que a ImagiPLAY tem sustentado seu negócio.“ Para além dos Estados Unidos, exportamos para o Canadá, onde já temos distribuidores, e há interesse de exportar para outros países, como o Brasil, até 2012”, afirma Barbera Aimes.
A venda dos “Green-Toys” na Whole Foods é inédita entre as redes de super e hipermercados, mas já se encontra bem difundida no mercado norte-americano. Atinge cerca de 1.000 empresas.