quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
sábado, 28 de novembro de 2009
Nokia Eco Sensor Concept
Sleek Sink Toilet
A ideia é a integração de um lavatório e uma sanita num único objecto.
A água usada no lavatório para lavar as mãos ou para limpeza abastece o autoclismo da sanita, o que o torna altamente ecológico. O sistema permite poupar 25% de água em cada descarga.
A Roca incluiu ainda um sistema que possibilita uma desinfecção automática para eliminar germes e bactérias sem qualquer esforço.
Esperemos que a companhia disponibilize este conceito ao mercado, porque neste momento o Sleek Sink Toilet não é mais que um conceito interessante.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Botões ecológicos
Estes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados no Louro, Famalicão (norte do país), pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.
“Os norte-americanos gostam muito dos nossos botões ecológicos. Compramos há quatro anos esta patente na Itália. É um processo de fabricação único”, disse o gerente geral da Louropel, Avelino Rego, em entrevista à Agência Lusa.
Fonte: Agência Lusa
Natal/Santarém: Autarquia promove produtos regionais e apela ao consumo sustentável
Na Casa do Ambiente, situada no antigo ginásio do Seminário, estarão expostos, a partir de quarta-feira, produtos regionais – vinhos, doçaria, artesanato – que os interessados poderão adquirir junto dos produtores, já que é facultado o contacto e o preçário.
Ao levantar a cesta, os escalabitanos são convidados a assinar uma Carta de Compromisso de Eco-Família, em que reconhecem que é preciso começar a mudar de atitude, recusando os desperdícios e substituindo os artigos de plástico pelos produtos tradicionais.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Clover Phone
Houve a preocupação de utilizar materiais duráveis que não agridem o meio ambiente e economizam energia na recarga do aparelho. Nem a embalagem escapa à questão ecológica; é o ponto de recarga , movido a energia solar e, portanto, além de não produzir lixo, ainda gera energia limpa e renovável.
Outro ponto alto do aparelho é o facto de ter dispositivos móveis , como se fossem cartões de memória. Nesses cartões pode armazenar as suas músicas, filmes, aplicativos, documentos, etc.
Fonte: http://mobpop.blogtv.com.pt/
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Plante e decore para ajudar o planeta
terça-feira, 20 de outubro de 2009
LG - retroiluminação a LED
A série W86L está disponível em 22 e 24”, mas apenas este último tem resolução Full HD. Se preferir algo mais abrangente, opte pela igualmente nova série de monitores M7WD que, graças à resolução HD Ready e ao sintonizador DVB-T integrado, permite ver televisão digital e em alta definição.
domingo, 18 de outubro de 2009
Ecoarquitectura em Singapura: O templo de Po Ern Shi
sábado, 3 de outubro de 2009
Conceito - Auscultadores bluetooth Q-Sound
A criação é de um estudante de engenharia da Roménia, Shepeleff Stephen. Aliou painéis solares hexagonais e flexíveis, tecnologia sem fio e peças rotativas para o ouvido com o objectivo de criar um produto futurista, porém funcional, que não precisa de energia eléctrica externa para funcionar.
Cada parte do auscultador contém duas bateriais recarregáveis de iões de lítio para armazenar a energia obtida pelos painéis solares do Q Sound. Uma única hora de sol dá para quase 3 horas de funcionamento do aparelho no volume máximo. O recarregamento total acontece depois de 40 horas de exposição.
Stephen ainda não sabe quando o Q Sound será lançado no mercado, mas, quando isso acontecer, certamente será um sucesso entre os ecologistas.
Nokia é eleita a empresa de tecnologia mais sustentável do mundo
Segundo a Nokia, a empresa promove várias iniciativas para reduzir o consumo de energia nos seus escritórios e assim aumentar a eficiência negocial. Inclui a redução do número de viagens e o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, por exemplo, além da troca de informações com os fornecedores, incentivando-os a seguir os mesmos padrões sustentáveis. O uso de "electricidade verde" já representa 25% de toda a energia que a empresa consome.
Este trabalho está sendo feito em parceria com diversos órgãos públicos, além de ONGs e grupos voluntários, de modo a que a tecnologia seja usada para promover acções com impacto ambiental e sócio-económico.
Fonte: http://www.tudocelular.com/
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Transportes de cargas e passageiros do futuro
Outro transporte do futuro é o Eoseas. É sonhado em França como o navio revolucionário. Com mastros de 100 metros e com um comprimento de 300 metros, este navio é capaz de transportar 3000 passageiros muito mais confortavelmente e com um consumo muito mais reduzido como o Skycat.
Telemóveis feitos com madeira
Além dos telemóveis, outros gadgets, como o rato e relógio, foram produzidos em madeira pela companhia. Os relógios em madeira, por exemplo, eram populares entre os czares da Rússia. Alguns sobreviveram à Revolução e hoje são vendidos para coleccionadores por $20 mil. Mais uma razão para a empresa actualizar os itens tecnológicos em madeira.
Clever - motociclo a gás da BMW
Trata-se de um triciclo movido a gás natural, feito para emitir metade do gás carbónico da maioria dos carros mais económicos do mercado actual. Este trabalho desenvolvido entre a marca alemã sediada em Munique e a universidade inglesa é conhecido como Projecti e vai contar com ajuda da divisão de motocicletas da BMW nos processos de desenvolvimento.
Fonte: http://blig.ig.com.br/
sábado, 19 de setembro de 2009
O futuro com contentores marítimos sustentáveis. Porque não?
O BMW Vision EfficientDynamics
A fabricante alemã divulgou o conceito do BMW Vision EfficientDynamics, protótipo que antecipa o lançamento do próximo superdesportivo da marca. Com um pequeno motor de 1.5 litros, com apenas 3 cilindros turbodiesel, auxiliado por um motor eléctrico, desenvolve 163 cv de potência, os dois motores desenvolvem 356 CV . Este propulsor é capaz de fazer dos 0 km/h aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos. O design foi denominado como “clean-sheet”, de linhas direitas em conjunto com curvas ovaladas nas laterais que o transformam num verdadeiro desportivo.
Vejam o vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=CLGygbCr3sg&feature=channel
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Projecto utiliza peças de automóveis para criar incubadoras para bebés
Tecnologia biomédica sustentável permite uma manutenção simplificada.
Incubadoras que chegam a custar US$ 40 mil ou mais, podem ser construídas por menos de mil dólares.
Os criadores da incubadora feita com peças de carro – um projeto promovido pela Iniciativa para a Saúde Global do Center for Integration of Medicine and Innovative Technology (Cimit), uma parceria sem fins lucrativos de hospitais e faculdades de engenharia de Boston, nos Estados Unidos – dizem que pode prevenir milhões de mortes de recém-nascidos nos países em desenvolvimento.
Para mais informações, consulte: http://mesquita.blog.br/
Carregador solar
Poderá ser colocado no vidro de uma janela, com os painéis solares abertos, para absorver a luz do sol. Quando não está em uso ou totalmente carregado, fecha simplesmente os painéis e liga-o ao seu telemóvel para carregar.
Como pode verificar, mais uma óptima ferramenta para o uso das energias renováveis.
sábado, 12 de setembro de 2009
"Washup"
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Carregador ecológico para telemóvel
Torneira Electrónica ECO
BENEFÍCIOS DAS TORNEIRAS ELECTRÓNICAS
As torneiras electrónicas foram desenvolvidas para proporcionar PRATICIDADE, ECONOMIA e MODERNIDADE. O sistema electrónico de detecção de presença por um sensor infravermelho, permite que funcione apenas na presença das mãos do utilizador, o que proporciona uma economia até 70% do consumo de água. Tal funcionalidade além de Economia proporciona maior Conforto , HIGIENE para o estabelecimento e maior DURABILIDADE do equipamento.
GE e o meio ambiente
Fonte: http://blog.v2brasil.com/
Automóvel eléctrico da Nissan
A Nissan apresentou o Nissan LEAF, o primeiro carro económico com emissão zero do mundo. Concebido especificamente para um chassi alimentado por uma bateria de íon-lítio, o LEAF é um hatch médio que transporta confortavelmente cinco adultos e atinge uma velocidade superior a 160 km/h (100 milhas), atendendo assim aos requisitos do consumidor do mundo real. Com lançamento previsto para 2010 no Japão, Estados Unidos e Europa, o Nissan LEAF anuncia uma nova era de mobilidade: a da emissão zero. O carro é a incorporação da visão radical da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimento e pesquisa.
Ao contrário dos veículos de combustão interna (ICE), o sistema de transmissão do Nissan LEAF não possui tubo de escape e, portanto, não emite CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito de estufa.
Além disso, a Nissan torna a recarga fácil e conveniente. O LEAF pode ser carregado com até 80% da sua capacidade total em apenas 30 minutos, com um carregador rápido. Estima-se que a carga doméstica numa tomada de 220 V dure aproximadamente oito horas – tempo suficiente para permitir uma actualização durante a noite.
Para obter mais informações, visite o site da Emissão Zero da Nissan: http://www.nissan-zeroemission.com/
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
O frigorífico que fala
Já existe uma tecnologia ecológica para melhorar consideravelmente o consumo de energia de electrodomésticos como frigoríficos, televisões, máquinas de lavar e outros produtos. Padrões ambientais fortes, de acordo com estudos de peritos, podem ter um impacto incrível sobre o clima – o equivalente à retirada de dois terços dos automóveis Europeus das estradas. Estes padrões de consumo energético irão reduzir as nossas contas de luz em biliões de euros por ano.
Porém as empresas mais poluidoras querem vender produtos não-eficientes por um preço barato, evitando assim o investimento em tecnologia ecológica. Depende de nós levar uma mensagem forte para os fabricantes europeus, reforçando a necessidade de estabelecer metas para electrodomésticos económicos.
Ar expirado reciclado, convertido em biocombustível
A Eco-Box, desenvolvida pela Origo Industries, retirará o CO2 expirado pelos passageiros e convertê-lo-á em combustível que será usado pelos veículos a diesel do aeroporto e pelos sistemas de aquecimento.
A Eco-Box foi originalmente concebida para reduzir as emissões de carbono dos veículos, funciona retirando as emissões de carbono através dum fotobioreactor, produzindo biomassa a partir de microalgas, a qual depois é refinada e convertida em biocombustivel.
Vestuário para salvar o planeta
A indústria do vestuário andou por muito tempo na mira dos activistas das ONGs, devido a problemas causados com a venda de casacos de pele. Adaptada aos novos tempos e às novas exigências globais, está em campanha para mudar a opinião pública, vendendo roupas ecologicamente correctas. A Levi’s lançou recentemente uma linha de jeans 100% verde, as Levi’s Eco. Uma grande ideia, que merecia uma grande campanha. Coisa que a Bartle Bogle Hegarty (BBH) fez, como pode verificar nestes anúncios.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Reciclar a água do banho
Kombi Motor-Home ecológica
Automóvel reciclável
Tecnologia: Campismo também no futuro
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Roupa feita de café em pó
O processo de produção, pensado há quatro anos pelo director geral do grupo Jason Chen e de mais três cientistas, é similar ao utilizado em bambus transformados em tecidos. A linha orgânica vendida pela marca S.Café conta com peças leves e frescas, de rápida secagem, com protecção a raios UV e controle do odor.
O rendimento da matéria-prima é de uma chávena de café em pó para duas t-shirts. A Singtex recebe, por mês, de forma gratuita, entre 300kg e 400kg do pó utilizado pela empresa Starbucks.
Além das peças feitas com café, a empresa também produz roupas criadas a partir de cocos e garrafas pet.
Computador de papelão
O computador de papelão tem 8 portas USB, e funciona tanto na horizontal com na vertical. Poderá parecer um pouco estranho, mas vale a pena o esforço para o bem do planeta.