sábado, 2 de maio de 2009

Outros gases com efeito de estufa:




Metano e óxido nitroso-gases invisíveis provenientes de aterros sanitários, criação de gado, cultura do arroz e alguns fertilizantes.


Gases fluorados- estes gases são produzidos pela indústria.
São utilizados na refrigeração, no ar condicionado e até em ténis com

amortecimento através de "bolsas de ar". Vão parar à atmosfera através de fugas, ou quando o produto é eliminado forma indevida.









Alterações climáticas


O papel dos gases com efeito de estufa

Os gases com efeito de estufa são um fenómeno natural que ajuda o nosso planeta a manter-se quente. Sem eles, a temperatura média da Terra diminuiria cerca de 30ºC e tudo congelava. Mas o Homem, com centrais eléctricas, agricultura, etc, tem produzido gases com efeito de estufa em quantidades cada vez maiores, o que provocou um aumento das temperaturas globais. O dióxido de carbono(CO2) é o principal gás com efeito de estufa produzido pelas actividades humanas. É emitido principalmente quando os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, são queimados. As plantas e as árvores absorvem algum CO2 em excesso, motivo pelo qual as florestas mundiais são tão importantes, mas a desflorestação - abate de árvores e queima de florestas - liberta CO2 para a atmosfera, agravando a situação.