quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Samsung Reclaim

O novo Samsung Reclaim está sendo divulgado como o primeiro telefone ecológico nos EUA construído a partir de bio-plásticos.
Produzido a partir de 80% de materiais recicláveis, o Samsung Reclaim traz para o consumidor mais consciente um produto para que possa comprar sem se sentir muito culpado.
A parte exterior do aparelho é feito de 40% de um bio-plástico, feito de milho. É livre de PVC, os ftalatos, e praticamente livre de BFR: três materiais comumente apontados como antiecológicos.
A embalagem exterior e a bandeja são feitos a partir de 70 por cento de material reciclado. As imagens e texto na caixa são impressos com tinta à base de soja.
O manual impresso foi substituído por um manual virtual que os utilizadores podem ter acesso on-line.

Chiclete biodegradável

Os produtos orgânicos continuam na ordem do dia. Prova disso é que desde o final de Março as prateleiras dos mercados da Grã-Bretanha receberam a primeiro chiclete biodegradável do mundo, segundo informações do jornal The Guardian. O produto foi aguardado com muita expectativa porque certamente reduzirá os gastos destinados à limpeza de estradas e passeios.
A chiclete Chicza Rainforest é fabricada no México pelo Consorcio Chiclero, formado por 56 cooperativas que empregam cerca de dois mil empregados. Os trabalhadores extraem a chiclete natural do óleo de uma árvore popularmente conhecida como 'chicle'.
Ao contrário da chiclete convencional, que contem petroquímicos, a Chicza Rainforest não se cola ao pavimento. Quando fôr deitada fora, irá desintegrar-se até ao máximo de seis semanas porque é dissolvida pela água ou absorvida pelo solo.

EyeStop

Desenvolvido por investigadores do MIT em parceria com a câmara de Florença, em Itália, o ‘EyeStop’ é um projecto para a próxima geração de paragens de autocarros, com écras sensíveis ao toque. Permitirá programar uma viagem de autocarro num mapa interativo, trocar informações relevantes para a comunidade no quadro de mensagens digitais, navegar na web e utilizar dispositivos móveis para interagir com o ponto de autocarro do futuro.
No modelo, carregado por luz solar, basta indicar o destino desejado para que o sistema informe a linha rodoviária que faz esse percurso em menos tempo, além da posição de todos os autocarros em tempo real. O ‘EyeStop’ também recolhe dados sobre a qualidade do ar e da temperatura ambiente, oferecendo essas informações em tempo real.