terça-feira, 28 de julho de 2009

A Sony Ericsson lança dois telefones ecológicos

Dois telemóveis feitos a partir de capas de CD antigos e garrafas de água foram lançados pela Sony Ericsson, destinados a impulsionar a preocupação com o meio ambiente na indústria telefónica.
O GreenHeart C901 (em cima) e Naite (em baixo) têm todas as funcionalidades, incluindo uma câmera de vídeo streaming, bluetooth WAP, bem como o fácil acesso ao YouTube e Google Maps. No entanto, a capa é feita de pelo menos 50% de plástico reciclado e pintada com tinta à base de água. São aparelhos de baixa potência e já trazem um carregador embutido – como? –, além do manual eletrónico, que reduz em 90% o uso do papel.
A Sony Ericsson afirmou que os telefones honram o "compromisso de eliminar a utilização de produtos químicos perigosos a partir da concepção do produto e do processo de fabricação." Ambos os aparelhos vêm com um aplicativo que incentivam o utilizador-cliente a deixar o carro em casa, indo a pé para o trabalho.

Remade in Portugal

«Remade in Portugal» é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado "Remade in Italy" que pretende incentivar as empresas a desenvolver produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção. Este projecto foi criado pela entidade italiana "Regione Lombardia" em 2004 e rapidamente se estabeleceu como uma referência, contando com a participação, entre outros, do Ministério do Ambiente italiano e dos vários consórcios ligados à reciclagem. Com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável a um nível internacional, o "Remade in Italy" já implementou com sucesso o "Remade in Argentina" e iniciou contactos com o Brasil.
A partir do dia 29 de Julho e até 13 de Setembro é possível visitar a exposição Remade In Portugal 2009, no Museu da Electricidade, em Lisboa. “A um Passo do Sonho” é o mote desta exposição que pretende mais uma vez chamar a atenção para a importância que pequenos gestos do nosso quotidiano podem ter na construção de um Futuro melhor. Está nas nossas mãos alcançar o Sonho!

A crise global que se instalou no último ano obriga a uma reflexão sobre os nossos comportamentos de cidadãos activos e responsáveis. É fundamental tomar consciência dos nossos hábitos de consumo, alterá-los, minimizar o desperdício e antever o impacto das acções individuais e colectivas na sociedade. Desta forma, o projecto Remade in Portugal ganha ainda mais pertinência e razão de existir. A exposição, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Lisboa, será também o lugar ideal para lançar este alerta e pensar o futuro, criar estratégias que permitam relançar a economia, encontrar soluções sustentáveis.

ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO
A exposição Remade in Portugal desenvolve-se em 6 momentos distintos. Ao entrar na exposição o visitante encontra uma chamada de atenção para os problemas ambientais que assolam o nosso planeta: a seca, as inundações e os incêndios. O “Alerta” é apresentado através de um vídeo do artista Nuno Cera. Este primeiro momento de paragem e reflexão conduz ao “Labirinto Remade” onde, pelas mãos de profissionais das áreas do design, arquitectura e moda surgem objectos realizados com materiais reciclados. O terceiro momento expositivo é dedicado aos “Novos Talentos”. Para tal criou-se, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, o Espaço Caixa, onde estão presentes os finalistas do “concurso de design com materiais reciclados”. Os objectos expostos reflectem as preocupações ambientais no acto de projectar de jovens estudantes universitários que, no futuro, serão profissionais activos da nossa sociedade. A crítica social surge nos quarto e quinto momentos, com o “Arco do Triunfo” do artista plástico Xana e com a instalação “The order of today is the disorder of tomorrow” de Pedro Valdez Cardoso, respectivamente. Os momentos de alerta e a consciência da crise económica global conduzem a uma (auto) crítica e a uma procura de soluções para os problemas eminentes. Esta procura, esta intensa actividade interior, permite sonhar, alcançar a imagem do paraíso, o “Jardim do Éden” que Joana Vasconcelos nos oferece no final da visita.

NOVIDADES
Este ano a exposição apresentará exclusivamente produtos desenhados por criadores portugueses e produzidos em Portugal. Em 2010 será apresentado o Remade International onde estarão representados todos os países que dirigem projectos similares. Em resultado da criação desta estrutura irá realizar-se uma exposição anual com a participação de todos os países.

Cimento mais ecológico

A indústria do cimento quer pavimentar um futuro mais ecológico. A cinquenta quilómetros de Paris, uma fábrica franco-italiana testa um tipo de cimento com o objectivo de reduzir a poluição atmosférica. Prevenir é também a palavra de ordem no laboratório da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça.