quinta-feira, 16 de julho de 2009

Micro Ondas mais pequeno do mundo, por USB

Caso seja daquelas pessoas que passa bastantes horas em frente ao computador e nem perde 10 minutos para ir a cozinha comer, esta solução é a ideal para si. Imagine que está a trabalhar no computador e tem a oportunidade de aquecer alguma coisa num mini microondas alimentado por USB? É realmente espectacular, não acha? A Heinz está a desenvolver esse sonho. O micro ondas por USB chamar-se á Beanzawave e medirá 18,7 cm de altura, 15,7 cm de largura e 15 cm de comprimento. O preço deverá rondar os 100 euros. É só aguardar pelo produto.

Primeiro rádio digital do mundo a energia solar


A empresa Inglesa Roberts Radio anunciou a criação do primeiro rádio a energia solar do mundo. O solarDAB é um rádio digital ecológico alimentado a energia solar e depois de carregado não necessita de estar permanentemente ao sol porque o solarDAB além de alimentado a energia solar ainda têm uma bateria a energia eléctrica. Este maravilhoso aparelho, para quem é céptico em relação a energia alternativa, depois de carregado poderá ouvir até 27 horas de música.
Quando se fartar de ouvir rádio, ainda têm a possibilidade de ligar o seu iPod. Pode também gravar até 10 estações de rádio e durante as músicas alterar as definições nos controlos do rádio a energia solar.
Disponível em 5 cores e a custar £79,99, poderá comprar o primeiro rádio digital a energia solar do mundo no site oficial.

Artica Eco-Friendly New Air

Um grupo apoiado pelo Design Londres têm estado a trabalhar num sistema de arrefecimento natural que proporcione conforto, sem o impacto negativo ao meio ambiente. Com uma aparência elegante e contemporânea, o Artica tem uma agradável silhueta que é notavelmente semelhante a uma ventoínha de tecto. O produto em si é feito de materiais recicláveis e usa menos de 10% da energia que utiliza um sistema de ar convencional. Está ainda na sua fase de protótipo, e está previsto sair este Outubro. Com o Artica, estará a reduzir a sua pegada de carbono, sendo as emissões de CO2 reduzidas em 90%.


Primeira unidade industrial de vermicompostagem em Portugal

A primeira unidade industrial de vermicompostagem em Portugal deverá começar a funcionar em Outubro, perto de Beja, onde milhares de minhocas vão transformar resíduos orgânicos e lamas em bionutriente, disse à agência Lusa um promotor do projecto.
Segundo João Completo, sócio da Lavoisier, a empresa promotora, as obras de construção da unidade de vermicompostagem de Beja, "previstas para começar no início do passado mês de Março, deverão terminar no final de Setembro".
A confirmar-se a previsão, a unidade de vermicompostagem de Beja, que será a primeira com dimensões industriais em Portugal, onde só existe a unidade piloto de média dimensão incluída no Centro Integrado de Tratamento de Resíduos do Vale do Ave, em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Eco-design no meio do deserto

Construir uma casa no meio do deserto é um desafio e tanto para qualquer arquitecto. Mas Lloyd Russell conseguiu transformar a dificuldade em inspiração e criou uma casa adaptada e sustentável. Possui uma estrutura que permite uma ventilação total, evitando o uso de ventiladores e ar-condicionados e prolongando a utilização da luz natural.

A residência fica perto de Palm Springs, na Califórnia, e foram utilizados materiais recicláveis na sua construção. Porém o sistema de ventilação é, sem dúvida, a maior estrela da casa. De acordo com Russell, um dossel de aço garante sombra o dia inteiro, ajudando a refrescar a casa. Já as paredes podem ser “abertas”, facilitando a entrada do vento forte, habitual no local.

As paredes podem ser "levantadas" para ajudar a ventilar a casa nos dias mais quentes.
Para criar a casa, Russell estudou a região e adaptou a arquitectura ao ambiente. Este deserto tem uma temperatura que varia de 40ºC a -12ºC e o vento pode ultrapassar os 140 km/h, então a casa deve ter a temperatura interna controlada contando por isso, com a ajuda a natureza.

Mesmo com temperaturas acima dos 40º C a casa mantém-se fresca.

“É uma vida muito simples,logo espera uma arquitectura bastante simples”, afirmou o arquitecto em entrevista ao Dwell Magazine. “E não precisa de ser feio para ser simples”, concluíu.

O resultado é uma casa bonita, funcional e altamente eficiente.

No inverno, basta fechar as portas e janelas para manter a temperatura dentro de casa.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/