sábado, 1 de agosto de 2009

Uma plataforma que utiliza a energia dos transeuntes

No Japão, na estação de comboios de Shibuya está a ser testada uma forma muito inteligente de criar energia e poupar na conta da electricidade. A plataforma FB-0001 gera energia eléctrica com os passos das pessoas que andam por cima dela. O projecto usa piezoeletricidade, e foi criado pela empresa japonesa Sound Power.
A experiência por enquanto é temporária, mas dependendo do resultado, poder-se-á tornar definitivo. As plataformas encontram-se à venda no Japão. Mais informações sobre a plataforma FB-0001 na Sound Power (versão traduzida).

Projectos de Eco-inovação na UE

A Comissão Europeia (CE) abriu uma fase de candidaturas para projectos-piloto e projectos de aplicação comercial de inovação e eco-inovação, ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP) (2007-2013).

A iniciativa Eco-inovação destina-se a organizações que desenvolveram produtos, serviços, práticas de gestão ou processos ambientais, que estejam documentados, mas cuja aplicação comercial não tenha ainda sido possível, devido a riscos residuais. A iniciativa Eco-inovação pretende ajudar as organizações a ultrapassarem aquelas barreiras, tornando aqueles projectos os futuros sucessos de eco-inovação da Europa. Esta iniciativa destina-se particularmente às Pequenas e Médias Empresas.

Os projectos passíveis de serem financiados permitirão: apoiar as primeiras aplicações e a entrada no mercado de tecnologias e práticas inovadoras; ajudar a ultrapassar o fosso existente entre investigação & desenvolvimento e o mundo dos negócios; ajudar a superar os obstáculos do mercado que dificultam actualmente o êxito dos produtos e serviços eco-inovadores, especialmente os desenvolvidos por pequenas e médias empresas europeias; aumentar a capacidade de inovação das PME.As áreas prioritárias são: reciclagem de materiais, construção, sector alimentar e bebidas, empresas e compras amigas do ambiente.
A CE aceitará propostas até às 17h00 (Bruxelas) do dia 10 de Setembro de 2009.
Obtenha toda a informação (inglês) em: http://ec.europa.eu/environment/eco-innovation/call_en.htm