quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bateria carregada pelo calor humano

A ModelLabs francesa apresentou três conceitos para telemóveis “eco-friendly”, ou seja, os que pensam no meio ambiente. Os produtos usam a ideia de utilizar movimentos naturais para carregamento de baterias, ao associar a possibilidade de utilizarmos baterias mais pequenas ou mesmo eliminá-las de vez. O modelo mais avançado é o “YoYo”, que fica preso à volta do pescoço e utiliza o calor humano, além de energia solar, para carregar a sua bateria. O formato do aparelho parece pouco usual para um telemóvel, mas a ideia de se acabar com as baterias é mais do que bem-vinda!

Eco-Vitrines na Tiffany

Desde Junho de 2009, a marca de jóias Tiffany&Co. colocou nas vitrines de todas das suas lojas espalhadas pelo mundo inteiro, a sua própria campanha intitulada, “Under the Sea” em prol da preservação de corais. A empresa, desde 2002 que não compra e nem utiliza a espécie marinha nas colecções, criou vitrines que reproduzem o fundo do mar, com areia cintilante e recifes de coral feitos em resina com tonalidades turquesa, branco e azul.
“Hoje os corais estão em crise devido à pesca predatória, à mudança do clima e da remoção para uso decorativo, como objectos e jóias”, avalia Michael J. Kowalski, CEO da Tiffany&Co.

Com esta campanha, o executivo pretende criar um novo conceito entre os consumidores. “Esta é a nossa esperança, de aumentar a consciência dos consumidores e encorajar os outros joalheiros a rejeitar e vender jóias feitas com corais”, disse.
A Tiffany apoia a ONG SeaWeb na campanha Too Precious to Wear, que orienta compradores e vendedores sobre a conservação da espécie marinha.

Citroën Eco-Luxury Sedan

O Citroën Eco-Luxury Sedan é um estudo de design criado por Ankit Prashar para um veículo de luxo futurista com um habitáculo de 2+1 lugares, com propulsores eléctricos e tecto em vidro.
Ankit explicou que “o conceito por detrás do projecto era criar um veículo que oferecesse níveis extravagantes de luxo e ao mesmo tempo ser sustentável”.

Este veículo não poluente adopta materiais leves e ”verdes”, e propulsores eléctricos alimentados por baterias de iões de lítio. Estas baterias possuem um grande alcance devido a uma célula de combustível, componente que recarrega as baterias. Painéis fotovoltaicos geram energia suficiente para alimentar a iluminação exterior e do habitáculo.
O tecto de vidro é inspirado nos trabalhos do arquitecto francês, Jean Nouvel.