sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Parque de estacionamento é capaz de gerar energia eléctrica

Um supermercado britânico planeia fazer algumas inovações no seu parque de estacionamento com a finalidade de criar energia eléctrica para alimentar as caixas multibanco e a iluminação interna do estabelecimento.
O seu funcionamento é bastante simples. Seriam instaladas uma série de placas sobre o chão do parque, e sempre que um automóvel passe por cima delas, empurra a placa para baixo, criando energia cinética!
Esta actividade seria capaz de gerar até 30 kw/h – que é mais do que o suficiente para alimentar este Supermercado.
Economia com conta de energia, e menos degradação do meio ambiente…
Fica aí o exemplo!

Tapete que reduz o consumo de água

Nos dias de hoje nada melhor do que sermos conscientes da nossa responsabilidade de contribuir no que pudermos para melhorar o mundo.
Idealizado para economizar água, este tapete foi concebido para ser colocado dentro do chuveiro ou na banheira. O tapete traz sensores ligados às torneiras que se desligam automaticamente no momento que a pessoa sai de cima do tapete. Quando regressa o sensor é accionado e a água começa a cair novamente.

Tecnologia verde

A Siemens aderiu aos equipamentos desenvolvidos no novo conceito verde. Nesse sentido inclui-se a nova família EcoVision de telefones móveis. Estes aparelhos são construídos em materiais recicláveis, orgânicos e eco plásticos. Dois modelos foram apresentados, o “Folha” e o “Solar”, completamente alimentados por energia solar.
Além da preocupação com os materiais e a forma de utilização de energia, o cuidado com o design não foi esquecido. O display invisível está inserido numa lente translúcida, dando ao telefone um toque futurista. Os modelos foram desenvolvidos para consumir menos energia. Isto é apenas o começo, resta saber quanto vai custar.


Guarda-sol polar

Muito interessante este guarda-sol que, apesar de ser pouco discreto, serve para proteger do sol extenuante e armazenar energia através das placas solares finas incorporadas no tecido. Na base do guarda-sol existem : 1 entrada de tomada 12V e 2 saídas USB. Ideal para recarregar telemóveis e uma infinidade de gadgets actuais.

Morph

Num futuro bastante próximo vai poder dobrar e moldar os telemóveis sem estes se partirem. A Nokia tem já um protótipo para esta ideia, o Morph. O Morph é um exemplo de como os dispositivos móveis serão capazes de assumir diversas formas de acordo com as necessidades de cada pessoa. A tecnologia presente no Morph permite usar materiais flexíveis e adaptáveis, bem como electrónica transparente e superfícies capazes de se limpar automaticamente. Tudo isto graças à nanotecnologia, tecnologia microscópica, que irá tornar os produtos mais fortes, mais leves, mais limpos, mais baratos e com melhor design.
Podemos observar que este tipo de tecnologia está a caminhar para um patamar mais ecológico, onde os benefícios não só são para o meio ambiente, mas também para as pessoas. A tecnologia verde adoptada à comunicação permite a redução dos componentes electrónicos deste tipo de dispositivos, preços mais baixos tanto para as empresas (na fabricação dos produtos), como para os consumidores e um maior acesso das tecnologias a todas as pessoas.

A moto ecológica mais rápida do mundo

Os carros ecológicos vão sem dúvida ajudar na preservação do meio ambiente, mas por enquanto ainda andam devagar. Para contrariar esta tendência de “lentidão”, a empresa Mission Motors lançou uma moto “verde” capaz de atingir os 240 Km/h (coloca-se ao nível das motos de 600cc).
A Mission One, 100% eléctrica, com uma só carga consegue percorrer 240 quilómetros; para a recarregar basta ligar à corrente. Esta mota é movida por uma bateria de iões de lítio.
Esta mota pode ser uma das primeiras soluções viáveis para conter as emissões de carbono, no mundo dos transportes. Estará disponível já no próximo ano.

Aviões ecológicos

A indústria aeronáutica, liderada pelos americanos da Boeing e os europeus da Airbus, tem anunciado nos últimos tempos novos projectos em alternativa ao querosene. Para já, existe a garantia da Boeing de ter um avião híbrido a voar na próxima década. Os testes com aviões movidos a pilha de combustível (hidrogénio) já começaram. E há também já ensaios com aviões solares.

A redução das emissões de CO2 para a atmosfera constitui um dos maiores desafios para a aviação. Os gigantes da indústria - Boeing e Airbus -, têm vindo a desenvolver novas gerações de aviões cada vez mais eficientes em termos de consumo.

Recentemente a companhia nipónica Japan Airlines (JAL) anunciou a realização de um voo de ensaio com um aparelho movido a biocombustível de algas e plantas não comestíveis, misturado com o combustível convencional para aviões. Também os alemães da Lufthansa se propõem reduzir em 25% as emissões de dióxido de carbono em 2020 utilizando biocombustíveis.

Earth Houses


Earth Houses são projectos da autoria de Peter Vetsch, com inspiração ecológica para um modo de vida sustentável. Estas casas deste post - Earth House Estate Lättenstrasse - situam-se em Dietikon, na Suiça e não têm por objectivo permitir viver debaixo do solo, mas sim com o solo e encará-lo acima de tudo com um abrigo natural. Cada casa é uma construção flexível e adaptada ao meio envolvente.

Link consultado: http://life-from-inside.blogspot.com/