segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pegada Ecológica, o que é?

Nenhuma acção do homem sobre o seu planeta vem sem uma consequência. As compras que fazemos, como nos transportamos, a quantidade de lixo que produzimos, se reciclamos ou não, são tudo factores que afectam a nossa pegada ecológica.

O termo Pegada Ecológica, criado pelo ecologista e professor canadiano William Rees, é utilizado em todo o mundo como um indicador da sustentabilidade ambiental. Refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

Cada pessoa pode fazer um simples teste para descobrir qual a sua pegada ecológica.

Calcule a sua pegada ecologica.pdf

Depois de saber qual o seu impacto no ambiente, cada pessoa pode tomar medidas para reduzir a sua pegada ecológica. Diminuir a produção de embalagens, evitar actos consumistas, evitar substituir grandes aparelhos electrónicos sem necessidade, evitar produtos descartáveis, reduzir os gastos energéticos e de água em casa e utilizar meios de transporte mais económicos e ecológicos, são só algumas ideias.

Fonte: http://www.ecoideias.com/

Telejornal mais amigo do ambiente


A recente remodelação do estúdio/redacção do Telejornal da RTP deu um passo em frente para tornar este espaço mais amigo do ambiente.

A utilização de lâmpadas LED, que gastam cerca de 7 vezes menos que as normais, na iluminação, contribuirá para uma diminuição substancial dos gastos energéticos. A fusão do espaço de redacção e de estúdio acabará também por contribuir para uma maior poupança em gastos com iluminação, aquecimento e outros.

Pilhas recicláveis


O ideal seria que se reciclassem as pilhas, contudo, toda a gente sabe que mais tarde ou mais cedo, as pilhas acabarão por ir parar ao lixo comum, contribuindo para a poluição do solo e das águas.
A EnviroMax é a nova pilha da Fuji. Não contém mercúrio, cádmio ou PVC e são feitas em plástico ao invés de metal. Aliás, a Fuji defende que, embora seja 100% reciclável, a EnviroMax é segura para ser depositada em aterros.

Estudante inventa frigorífico solar


Provando que as melhores ideias são muitas vezes as mais simples, a estudante Britânica de 21 anos Emily Cummins criou um brilhante frigorífico solar portátil, que funciona baseado no principio da evaporação. O frigorífico não necessita de electricidade e pode ser produzido a partir de materiais comuns, como cartão, areia e restos de metal. Perfeito para países sub-desenvolvidos.


Colocam-se os alimentos e medicamentos na câmara metálica interior do frigorífico. Entre a câmara interior e a exterior, material orgânico como areia, lã ou terra é saturado com com água. Com o aquecimento do sol, a água no material orgânico evapora, reduzindo a temperatura da câmara interior até uns frescos 6º centígrados.

Depois de vencer um prémio de 5,000 libras, Emily adiou a ida para a universidade por um ano e fez uma viagem até África para melhorar o seu frigorífico solar. Construiu seis durante a fase inicial de produção e ajudou a construir mais de 50 em locais como a Namibia, Zambia e África do Sul. Emily acredita que centenas mais poderão estar em uso assim que a construção passe de comunidade em comunidade.


Link consultado: www.ecoideias.com

Poupe papel, salve a vida animal!


Criado pela agência publicitária Sudler & Hennessey este cartaz publicitário alerta-nos para a importãncia de poupar na quantidade de papel que utilizamos. A desflorestação é causadora de grandes alterações nos habitats de muitos animais, podendo levar até à sua extinção.

Link consultado: http://www.ecoideias.com

Tintas eficientes


Link consultado: http://www.ecoideias.com/

Porta giratória produtora de energia

Uma porta que recolhe a energia cinética de grupos de pessoas é uma óptima abordagem às energia renováveis. Recentemente, o café Holandês Natuurcafé La Port instalou um gerador de energia numa porta giratória para, cada vez que uma pessoa entre no café, gere um pouco de energia de volta para o café.

A porta faz parte das remodelações na estação de comboios de Driebergen- Zeist, desenhadas pela empresa de arquitectura RAU e executadas pela Boon Edam. Espera-se que esta porta gere cerca de 4600 kWh de energia cada ano, que pode parecer pouco, mas cada bocado ajuda. Para melhorar o desenho, a equipa decidiu colocar um tecto transparente, para mostrar como o sistema funciona, e um indicado com luzes LED para indicar a quantidade de energia gerada quando cada pessoa passa pela porta.

Fonte: http://www.ecoideias.com/

Fazer produtos de limpeza: Sabão


Nas prateleiras dos supermercados podem encontrar-se todo o tipo de produtos de limpeza. O que o utilizador comum desconhece é que a grande maioria desses produtos podem conter substâncias nocivas para o ambiente. Uma solução é fazer em casa os nossos próprios produtos de limpeza, como por exemplo o sabão.

Ingredientes:
- 1 kg de soda cáustica (NaOH)
- 2 litros de água
- 4 litros de óleo de frituras (excepto de peixe)
- 1 litro de álcool
- 5 ml óleo essencial

Recomendações:
- Não utilizar óleo da fritura de peixes e frutos do mar.
- Coar o óleo para separar as impurezas. Estas impurezas deverão ser colocadas no contentor dos indiferenciados.
- Manter uma distância segura quando efectuar a mistura da água com a soda cáustica e utilizar protectores para olhos e máscara para nariz e boca, pois o vapor resultante dessa mistura é muito forte.
Procedimento:
- Colocar no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água quente. Misturar com uma colher de pau até diluir totalmente. Não esquecer de usar luvas e óculos de protecção SEMPRE.
- Juntar 4 litros de óleo de frituras. Continuar a mexer com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos.
- Acrescentar 1 litro de álcool, óleo essencial (caso se pretenda que o sabão fique perfumado) e elementos decorativos adicionais a gosto.
- Misturar tudo até se obter a consistência de pasta.
- Despejar esta mistura num caixote de madeira forrado com um pano limpo ou nas formas pretendidas.
- Acomodar a pasta no caixote.
- Deixar secar totalmente (pelo menos 24 horas)
- Cortar os pedaços de sabão no tamanho desejado.

Para saber mais clique: Fazer produtos de limpeza: Sabão