sábado, 25 de julho de 2009

Bicicleta movida a hidrogénio

Enquanto as empresas ocidentais desenvolvem protótipos de carros movidos a energias alternativas, a empresa chinesa Pearl Hydrogen, propôs uma solução mais simples e não menos funcional. Uma bicicleta movida a hidrogénio. Nesta bicicleta não há combustão e sim a transformação de hidrogénio em energia eléctrica. Através dum processo físico-químico, acciona um motor eléctrico que faz mover a roda da bicicleta.
Pesa 32kg, atinge 25km/h e tem autonomia para 100km.

Soutien solar


A empresa de lingerie Triumph International apresentou em Tóquio o seu mais recente contributo para o ambiente: um soutien ecológico com painel solar incorporado. A peça permite gerar energia suficiente para carregar a bateria de um telemóvel ou de um iPod, por exemplo.
O "Solar Power Bra" vem numa apropriada cor verde e é feito de algodão orgânico. Para além do painel solar, o soutien apresenta ainda dois recipientes em cada copa para armazenamento de água e outros líquidos, evitando assim o uso de garrafas de plástico e latas.
No entanto, o modelo não vai estar disponível nas lojas nos próximos tempos, porque "as pessoas normalmente não podem sair de casa sem outro vestuário" por cima da roupa interior, como comentou a porta-voz da Triumph, Yoshiko Masuda, realçando a importância da mensagem de que a lingerie pode salvar o ambiente.
De qualquer forma, fica o aviso, o "soutien verde" não pode ser lavado nem usado num dia de chuva, para evitar riscos de curto-circuito.

Fonte: http://riscoambiente.blogspot.com/

Calçado biodegradável



A consciência ambiental também dá passos na indústria do calçado. A FlyLondon apostou numa linha ecológica.

Lareira ecológica

O Inverno ainda tarda, mas já pode contar com mais esta inovação green, pois foi criada a lareira ecológica, ou a “ecolareira”. A informação foi divulgada pelo CrunchGear.
A lareira ecológica usa etanol como combustível e não a madeira ou gás. O consumo médio é de meio litro por hora e a ideia surgiu a partir de alguns designers como o John Dimopoulos, que criou a Zeta (na foto).
A eficiência térmica prevista para a lareira é de cerca de 90%. Além disso, pode ligar e desligar sempre que quiser e ainda controla a intensidade da chama.
Não que o uso do etanol seja a grande solução para os problemas de energia do mundo, mas já estamos poupando árvores e interferindo menos nas complexas questões do gás. Veja informações da Zeta aqui.

Computador biodegradável

Um minicomputador portátil feito com material foi desenvolvido por uma dupla de empresários espanhóis.
O material é o bioplástico, feito a partir de amido, farinha de trigo e celulose – todos produtos naturais – que o convertem em , segundo o fabricante. Ángel Blázquez e Pablo Machón pretendem comercializá-lo por 130 euros. “A nossa margem de lucro é mínima. Queremos posicionar a marca”, afirmam os criadores.
O iUnika Gyy, pesa 700 gramas, vem com software livre e tem um écran de 8 polegadas com uma resolução de 800 x 480 pixels. Fabricado na China e com softwares espanhóis, o minicomputador terá 25 cores diferentes para o consumidor escolher.
Mais um detalhes: a versão iUnika Solar vem com placas solares para recarregar a bateria, que dura mais de quatro horas, de acordo com a empresa.

Ficha técnica do iUnika
Sistema operacional: GNU/Linux
Marca do processador: Ingenic
Velocidade do processador: 400 Mhz
Memória RAM: 128 Mb
Capacidade de armazenamento: até 64 Gb
Portas USB: 3