segunda-feira, 27 de julho de 2009

Autocarro do futuro procura investidores

Hugh Frost acredita ser possível mudar os tradicionais autocarros londrinos, conhecidos pelo visual atípico e simpático. Para isso elaborou o conceito FreightBUS, que está a espera de investidores para se tornar realidade. O projecto consiste, basicamente, na produção de um meio de transporte mais confortável e, sobretudo, que respeite o meio ambiente. No entanto, não é para um futuro próximo, já que a cidade precisaria de mudanças nas ruas e de novos pontos de paragem para que o autocarro possa ser utilizado.
No papel, o modelo utiliza tecnologia avançada, como a adopção de um propulsor híbrido. Existe um motor eléctrico, movido a baterias de hidrogênio e outro movido a combustão. Trata-se de um modelo que pode ser abastecido com gasolina ou gás natural para veículos, o GNV.

No entanto, Frost idealiza o modelo sem emissões de poluentes. Para isso, estuda a utilização de pequenos motores eléctricos localizados em cada roda. Segundo o autor do projecto, seriam 50% mais eficientes do que a utilização de um único motor.
Em termos de infra-estrutura e design, o FreightBUS impressiona ainda mais. É capaz de transportar até 150 pessoas, sendo 52 no segundo andar com vista privilegiada. O visual segue o estilo “pão de forma”, com linhas direitas e pontas arredondadas. As rodas ficam escondidas por capas da cor da carroçaria e faróis com leds. A entrada parece a recepção de um hotel de luxo, com direito a tapete vermelho e espelhos.


Empresa oferece convites plantáveis

Anunciar o nascimento dum filho ou convidar os amigos para o seu casamento podem ser agora atitudes ecologicamente correctas. É o que promete a Botanical Paperworks, uma empresa que oferece cartões “plantáveis”. Parece esquisito, mas o produto (totalmente feito à mão, com material reciclado) contém sementes de flores selvagens, de fácil cultivo, incrustadas no papel.
Cada cartão deve ser colocado num vaso com terra, para que as sementes possam germinar. Espalhar uma camada de terra sobre o cartão também funciona. É preciso deixar que as sementes apanhem bastante sol e que sejam regadas. A humidade é necessária para que a planta comece a crescer, o que leva entre 6 e 8 semanas.

Eco-resort de luxo

Um hotel de luxo em forma de ovo, replecto de inovações ecológicas. É o que propõe o escritório de arquitectura norte-americano Michael Rosenthal Associates para a cidade de Miami.
O prédio, uma espécie de eco-resort urbano, funciona como um organismo vivo. No centro, há uma torre para a captação de energia eólica - o que, segundo seus criadores, é o “pulmão” da construção, que permite ao ar do exterior alcançar o interior, sem intervenção mecânica. A força das turbinas eólicas movem o aquecimento do hotel. Os jardins internos nos vários andares são como extensões do exterior, criando microclimas e filtrando o ar.
As piscinas em redor do edificio funcionam como reservatórios de água, e criam uma barreira contra um possível incêndio. Também a água da chuva é armazenada e utilizada para irrigação e limpeza das dependências do hotel. Um eficiente sistema de iluminação com leds, que tem luz mais brilhante e de vida mais longa, é usado no interior do prédio.
Os quartos têm ainda um controlo remoto que permite a cada hóspede regular a luminosidade do ambiente e escolher belas paisagens, que serão reflectidas nas paredes de vidro e no tecto.
Para que o hotel se destaque no horizonte de Miami, as paredes externas mudam de cor no decorrer da noite, transformando-o, como pretendem os arquitectos, num “enorme ovo Fabergé“, jóia dos czares russos.