segunda-feira, 15 de junho de 2009

Produtos Recicláveis - Quais os produtos a reciclar? Meio Ambiente

Quer ajudar o meio ambiente e não sabe quais os produtos a separar para reciclagem? Confira agora uma lista com os tipos de produtos que podem ser reciclados e os que não podem.

Produtos que podem ser reciclados:

Lixo orgânico - restos de alimentos, frutas, legumes, folhas, relva, etc.
Papéis - papéis de escrever, papéis de impressão, papéis de embalagem, papéis para fins sanitários, cartões e cartolinas, papéis especiais (kraft, heliográfico, filtrante, de desenho).
Plásticos - embalagens de shampo, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos, tampas plásticas de recipientes de outros materiais, embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes, utensílios plásticos usados (canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc) .
Vidros - todos os vidros (com exepção dos descritos nos produtos não-recicláveis).
Metais - folha-de-flandres (aço revestido com estanho como latas de óleo, sardinha, creme de leite, etc),
Alumínio - latas de refrigerantes, cerveja, chás.
Lâmpadas de mercúrio - lâmpadas de vapor de mercúrio, de vapor de sódio, de luz mista e as lâmpadas fluorescentes.
Pilhas e baterias.
Entulho.
Pneus.

Produtos que não podem ser reciclados:

Papéis - papel celofane, papel vegetal, papel plastificado, laminados (reciclagem difícil), encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis, carbono, papel sanitário usados, papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde, papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone, fotografias, fitas adesivas e etiquetas adesivas.
Plásticos - plásticos termofixos (usados na indústria eletro- eletrónica e na produção de alguns computadores, telefones e electrodomésticos), plásticos tipo celofane, embalagens plásticas metalizadas (tipo salgadinhos), isopor.
Vidros - espelhos, vidros de janelas,vidros de automóveis, lâmpadas, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
Lembre-se sempre de separar os produtos recicláveis para não serem contaminados, pois se, por exemplo, o plástico reciclável entrar em contato com alguma graxa ou solvente, já não poderá ser reciclado.

"A Última Hora"