sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Roupa feita de café em pó

O café em pó que é deixado de lado após a produção da bebida é transformado em roupa desportiva pela empresa taiwanesa Singtex Industrial Company.
O processo de produção, pensado há quatro anos pelo director geral do grupo Jason Chen e de mais três cientistas, é similar ao utilizado em bambus transformados em tecidos. A linha orgânica vendida pela marca S.Café conta com peças leves e frescas, de rápida secagem, com protecção a raios UV e controle do odor.
O rendimento da matéria-prima é de uma chávena de café em pó para duas t-shirts. A Singtex recebe, por mês, de forma gratuita, entre 300kg e 400kg do pó utilizado pela empresa Starbucks.
Além das peças feitas com café, a empresa também produz roupas criadas a partir de cocos e garrafas pet.

Computador de papelão

O Recompute é um computador, cujo o exterior é feito de papelão, utilizando uma cola não-tóxica. E não se engane com a aparência frágil do aparelho: o papelão dissipa melhor o calor do que o plástico tradicionalmente usado, além de ser um material menos agressivo para o meio ambiente.
O computador de papelão tem 8 portas USB, e funciona tanto na horizontal com na vertical. Poderá parecer um pouco estranho, mas vale a pena o esforço para o bem do planeta.

O protótipo do NH2

A corrida pelos combustíveis alternativos não está restrita à indústria automobilística. A indústria de máquinas agrícolas também tem desenvolvido pesquisas nesta área. Recentemente, a New Holland apresentou o protótipo do NH2, um tractor da Linha T 6000, o primeiro em que o motor eléctrico é movimentado por hidrogénio. O conceito foi apresentado em Itália.
Apesar de não ser considerada uma grande façanha, a nova máquina, desenvolvida na Europa, indica que as tecnologias para combustíveis alternativos, como o hidrogénio, estão a avançar em áreas em que menos se podiam esperar.

Alimentado por uma célula de hidrogénio, o tractor não polui e tem uma potência de cerca de 106 cavalos. A máquina roda com o hidrogénio, que é carregado aproximadamente 1,5 a 2 horas num tanque de hidrogénio. O NH2 não é o primeiro veículo de serviço pesado a usar fontes alternativas de energia, mas é o pioneiro a ser concebido para fins comerciais.
Os testes começarão em breve. Ainda é necessário resolver alguns problemas antes do lançamento no mercado, como a pouca autonomia e o preço absurdamente elevado. Fazem-se esforços para se ultrapassarem as dificuldades, pois o objectivo é colocar o veículo no mercado em 2013, precisamente no momento em que os veículos a hidrogénio estarão em fase de produção em massa.

Arte em Pneus


A artista mexicana Betsabeé Romero transforma pneus velhos num inusitado trabalho de arte. Conheça mais sobre este trabalho peculiar aqui.

Fonte: Inusitatus