quarta-feira, 22 de julho de 2009

Biocombustíveis para aviões

Imagine que numa semana poder-se-iam baixar as emissões de carbono em 84 por cento. Camelina é uma das culturas oleaginosas e poderá em breve ser utilizada como combustível em aviões. Um estudo realizado na Michigan Technological University revelou que este biocombustível é bastante potente e em breve poderá ser uma alternativa ao petróleo.

A Camelina pertence à familia da mostrada. Esta planta pode ser encontrada na Europa e é também conhecida como falso linho ou ouro-de-prazer. Algumas das vantagens da Camelina é o facto de poder ser cultivada em terra seca, precisa de pouco azoto, pode ser cultivada em rotação com o trigo e aumenta a resistência do solo.
Este biocombustível é quase o substituto ideal para o petróleo, pois possui uma química que é formada por hidrocarbonetos, que faz com que o investimento em infra-estruturas capazes de suportar este biocombustível seja muito acessível.

Fonte: http://www.maisenergias.com/

A mais Ecológica das TVs de LCD

A Sony está a introduzir no mercado uma nova linha de TVs LCD Ecológica das mais ecológicas que existem. A Bravia WE5 que pretende ser a mais ecológica de todas as TVs de LCD até ao momento, utiliza uma nova tecnologia chamada de micro-tubular HCFL de fundo, que reduz o consumo de potência activa em 50%. A nova linha Bravia também incorpora um Sensor de Presença que detecta através do calor e do movimento quando ninguém está vendo TV e desliga a imagem para economizar energia. Ao contrário da maioria dos televisores que continua a consumir energia mesmo quando em modo de "standby", a nova WE5 possui comandos que podem ser activadados para que a TV não consuma nem um centimo de energia, ou seja entra em modo "Zero Watts"A nova Sony WE5, como a maioria dos televisores Sony 2009, possui um rótulo ecológico que foi introduzida pela Comissão Europeia para certificar produtos que são ecológicos e que cumprem rigorosos critérios de avaliação ecológicos e de desempenho.