quarta-feira, 29 de julho de 2009

Novas versões do papel reciclado

O papel normalmente não é associado à resistência. Apesar do arquitecto japonês Shigeru Ban provar o contrário com as suas casas, pontes e pavilhões com tubos de papelão, pensamos nesse recurso e nos seus derivados como sendo frágeis e temporários. Novos materiais criados de fibras recicladas põem em causa estes preconceitos e proporcionam usos mais acessíveis, como nas bancadas de cozinhas e casas de banho, divisórias e revestimentos de paredes.

Um exemplo é o produto americano PaperStone, que aplica materiais sustentáveis, certificados pelo FSC e pela Rainforest Alliance. As fibras de papel são prensadas com resina, oferecendo assim grande resistência à pressão. Obtida do óleo de castanha-de-caju, a resina utilizada é isenta de petróleo, extremamente dura, resistente a riscos, impermeável e suporta temperaturas superiores a 170 oC sem alterações.
O PaperStone é uma versão verde dos revestimentos melamínicos porque substitui fibras de papel novas e componentes à base de petróleo por outros renováveis.

A procura por materiais sustentáveis, fez com que surguissem uma variedade de produtos semelhantes, como os também americanos X-Board, de papel reciclado, e o EcoTop, que mistura fibras de bambu, madeira de demolição e papel reciclado.