quinta-feira, 27 de agosto de 2009

eMotion media player

O eMotion PMP é um vulgar media player portátil de dimensões compactas, 14 x 8 cm, ecrã de 324 x 240 pixeis de resolução, com uma memória interna de 1 Gb e possibilidade de expansão para 2 Gb, graças a um cartão SD. Todavia este dispositivo, cada vez mais comum nos dias que correm, tem a particularidade de ser verdadeiramente portátil, uma vez que possui autonomia energética. Essa qualidade é-lhe conferida por um sistema de células fotovoltaicas.

Quando está fechado, o eMotion tem uma aparência normal. Ao abri-lo, porém, expõe-se à luz dois painéis solares de dimensões razoáveis que carregam rapidamente a bateria. Além disso funciona também como um carregador que é compatível com outros dispositivos tais como telemóveis, leitores de Mp3, câmeras digitais e até laptops. O melhor de dois mundos, tecnologia e ambiente, e um excelente companheiro de viagem.

Taxi eléctrico sem motorista

O Personal Rapid Transport, é um taxi eléctrico que transportará passageiros do terceiro aeroporto mais movimentado do mundo, o Heathrow, em Londres, do terminal 5 a um dos parques de estacionamento locais. A grande diferença para táxis comuns e autocarros que também fazem esse circuito não é, no entanto, tratar-se apenas de um veículo eléctrico e menos poluente.

A maior novidade é a falta de motorista. Mas que não se pense que o cliente precisará de o conduzir. O carro, que deve entrar em funcionamento no começo do ano que vem, leva até quatro passageiros de cada vez e funciona sozinho, só é necessário apertar um simples botão.
Apresentado há cerca de dez dias no Museu da Ciência de Londres, atinge a velocidade máxima de 40 km/h. Poderá parecer pouco, mas isso será suficiente para diminuir em 40% o tempo do percurso entre o terminal de passageiros e o estacionamento que, com o táxi eléctrico, pode chegar a cinco minutos.
O fluxo do trânsito também deverá melhorar, isto porque o táxi só pode cumprir um percurso pré-estabelecido e não deve competir por espaço com os automóveis e transportes públicos, já que anda sobre trilhos e usa um sistema de lasers e computadores para navegar.
Esta é a apenas a primeira parte do projecto, que para começar conta já com uma frota de 18 veículos. Numa segunda fase, haverão táxis eléctricos a funcionar em todos os terminais e parques de estacionamento do aeroporto, esperando-se que sejam utilizados por cerca de 500 mil pessoas por ano.
O Professor Martin Lowson, responsável pelo projecto que existe desde 1995, afirmou que este sistema pode transformar as cidades no século XXI e conseguir uma forma ambientalmente responsável para o transporte urbano, reduzindo emissões e congestionamentos.