sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Casa de papel reciclado


Desenvolvida por uma empresa suíça, a casa é feita com uma mistura de resina e celulose (que vem dos jornais e papelão), é pré-fabricada e custa US$ 5 mil. A inovação é uma nova alternativa de morada para os sem-abrigo e refugiados de todo o mundo.
Com dois quartos, cozinha e varanda – uma ala com casa de banho pode ser vendida separadamente -, a casa de papel é ideal para situações de emergência por ser resistente, barata, simples de montar e, acreditem, à prova de água.
A novidade foi desenvolvida por arquitectos da Universidade de Bauhaus e utiliza a mesma tecnologia de outras construções, tais como as de aviões, onde o peso e a resistência são factores fundamentais.

O Canter Eco-D

A Mitsubishi Fuso levou para o salão um dos camiões-conceito mais estilosos. O Canter Eco-D esconde sob a sua carroçaria prateada um motor híbrido. O fabricante faz destaque ao facto do veículo trabalhar a energia eléctrica, que não polui e ajuda a 'silenciar' a máquina. Apesar de estar escondido num canto, o Canter Eco-D chamou a atenção da imprensa por causa do design arrojado e ultramoderno. Ainda, segundo a Mitsubishi Fuso, a sua funcionalidade é a principal característica. Todos os espaços foram muito bem aproveitados e o camião pode ser usado para várias tarefas.

Link consultado: http://jie.itaipu.gov.br/

Embalagem naturalmente degradável

No Carrefour da Colômbia, está a venda um doce de Manjar Branco e que a embalagem é feita da casca de um fruto (provavelmente um tipo de melão) resíduo proveniente de outro produto da indústria. A casca é aproveitada como embalagem, não fazendo parte dos ingredientes do doce. Uma embalgem naturalmente degradável. A única parte não degradável é a película que envolve e protege o produto, que utiliza bem menos material plástico do que numa embalagem normal.