quarta-feira, 8 de julho de 2009

Spam polui mais do que três milhões de carros

A inconveniência das mensagens que enchem as caixas de e-mails pelo mundo fora é maior do que se pensava. Uma pesquisa encomendada pela empresa de segurança na internet, McAfee, realizada em 12 países, divulgou que a energia gasta para criar, armazenar, visualizar e filtrar um spam equivale à emissão de gases de efeito estufa de 3,1 milhões de carros. Especialistas em spam e em mudanças climáticas envolvidos no estudo calcularam que a energia investida, por ano, nesse processo é de 33 bilhões de kilowatts/hora (kWh), o que equivale ao consumo de eletricidade de 2,4 milhões de casas norte-americanas. A pesquisa informa, ainda, que países com maior número de utilizadores, tendem a ter emissões proporcionais à sua conectividade de forma que os Estados Unidos poluem 38 vezes mais do que a Espanha, que apresentou o índice mais baixo: menor quantidade de email de spam recebido e de uso de energia de spam por utilizador de email. O Brasil tem gastos similares aos dos EUA. Estima-se que quase 80% dessa energia seja consumida pelos utilizadores finais que excluem as mensagens e procuram por e-mails legítimos. Por isso, de acordo com a McAfee, na próxima vez que quiser economizar energia, além do clássico “apagar a luz quando sair do quarto”, lembre-se de filtrar correctamente os emails com spam com sistema de alta tecnologia. Segundo o estudo, se pessoas e empresas tomassem esse tipo de atitude, poupariam 25 bilhões de kilowatts/hora (kWh) por ano.


Fonte: http://super.abril.com.br/

A carta do futuro

Fonte: http://pensareco.blogspot.com/

Piscina ecológica



Uma piscina ecológica é como um lago natural, um sistema que usa a natureza como modelo, recriando a estrutura e dinâmica funcional de uma zona húmida natural. Embora nem sempre seja fácil aceitar a ideia de se ter uma piscina ecológica em vez da clássica, a sua construção não apresenta grandes dificuldades ou custos, basta apenas alguma informação e vontade. Assim, há que ter esperança de que um dia se priveligiem estes sistemas em detrimento dos convencionais, pois estas piscinas representam um ecossistema em equilíbrio e com capacidade de se auto-regenerar.


Pentágono ecológico

Aparentemente até o , lar do Departamento de Defesa dos EUA, tem um fascínio pela ecológica, já que chegou a notícia de que 4000 iluminarão o Sector 5 do edifício.
O programa LED foi detalhado numa secção do Título III, um programa do Departamento de Defesa, e será executado por uma empresa chamada Cree. Os reduzirão o em 22% e serão pagos num período de 4 anos.
A iluminação por LEDs (Diodo Emissor de Luz na sigla em inglês) é uma tendência notável com a perspectiva em franco crescimento, isto porque tem como características e comparado à iluminação tradicional, um maior brilho, durabilidade e segurança, uma vez que, por se tratarem de grupos de unidos em substituição a uma lâmpada. Quando esta funde, mantém-se o praticamente toda a iluminação, o que não ocorreria com sistemas tradicionais onde toda a iluminação é comprometida.
Os preços ainda são sensívelmente elevados, por isso não é tarefa fácil encontrar lâmpadas de (mas é possível, e é certo que encontrará em lojas especializadas em iluminação). Por outro lado, a redução nos gastos de energia faz com que seja apenas uma questão de tempo para que o investimento inicial se pague e passe a partir de então a ser uma mensal. Note-se ainda que devido à maior durabilidade (ciclo de substituição), tal também gera menor quantidade de lixo físico.

Computadores com apelo "verde"


A Apple anunciou uma nova geração de computadores iMac e Mac mini. Todas as novidades, segundo a empresa, foram desenvolvidas em compromisso com o meio ambiente: seguem padrões de consumo baixo de energia e usam matéria-prima sem algumas substâncias nocivas. Além disso, a companhia anunciou o uso de material que pode ser facilmente reciclado nestas novidades, já disponíveis nos EUA. Numa lista de eletrónicos verdes divulgada pela organização Greenpeace em novembro de 2008, a Apple surge com fraca classificação : 4,3 pontos, quando o máximo (e melhor) é dez.
Já o Mac Mini, diz a empresa, tem desempenho gráfico até cinco vezes melhor que o seu antecessor. O modelo mais barato, de US$ 600, tem processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, memória RAM de 1 GB (expansível para 4 GB), disco rígido de 120 GB e placa Nvidia Geforce 9400M. A versão de US$ 800 inclui o mesmo processador e placa, 2 GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 320 GB.Os valores do Mac Mini não incluem monitor, teclado e mouse.


Avião a energia solar

O Solar Impulse HB-SIA é o primeiro avião que vai ser movido a energia solar, capaz de atravessar o Atlântico e, num futuro modelo, capaz de realizar uma viagem à volta do mundo, noticia a imprensa especializada.
Uma equipa internacional de 50 especialistas desenvolveu um avião a energia solar capaz de se manter em voo durante 36 horas e de atravessar o Atlântico. O Solar Impulse HB-SIA é o primeiro avião movido a energia solar e vai ser programado para voos nocturnos. O avião, capaz de voar a 70 quilómetros por hora e de atingir uma altitude superior a 8 mil metros, tem uma envergadura de 61 metros e poderá pesar duas toneladas. A expectativa é que, em 2010, o avião sobrevoe os EUA e, em Maio de 2011, dê a volta ao mundo, com escala em todos os continentes. Este projecto é liderado pelo suíço Bertrand Piccard, psiquiatra especializado em hipnose. Bertrand Piccard também foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo num balão, sem escalas, em Março de 1999.