sábado, 18 de julho de 2009

A primeira lancha movida a energia solar

Não existem muitos tipos de veículos movidos a energia solar, mas a companhia holandesa Czeers alcançou sucesso ao encontrar um, que agora é a primeira lancha movida a energia solar do mundo. Apelidada de MK1, a lancha com um painel solar escondido, aparentemente pode alcançar a velocidade de 30 nós (ou 56km/h), e mesmo durante o seu funcionamento possui um relativo silêncio. A companhia não negligenciou as outras partes do barco e por isso ostenta um sistema de controle sensível ao toque, e um interior de couro luxuoso.

CO2 Sólido

Engenheiros na Islândia estão a tentar converter dióxido de carbono em rocha sólida. O objectivo é retirar 30 mil toneladas de CO2 da atmosfera por ano. O gás produzido pelas centrais de energia geotérmica é dissolvido em água e depois espera-se que reaja com rochas vulcânicas e se transforme em carbonato de cálcio. “Isto é um processo bem conhecido na natureza”, disse ao "Guardian" Holmfridur Sigurdardottir, gestor do projecto.

Nazaré recolhe cápsulas usadas de café

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, por unanimidade, a criação de um ponto de recolha de cápsulas usadas de café destinadas a um projecto em curso no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.
Por proposta do vereador socialista, Vítor Esgaio, a autarquia vai criar um ponto de recolha das cápsulas usadas da Nespresso e colaborar com o projecto desenvolvido pela Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que visa a reciclagem das cápsulas e a realização de trabalhos manuais pelas crianças internadas no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.Com as cápsulas de café usadas, normalmente destinadas ao lixo, as crianças do IPO de Lisboa vão poder construir esculturas e telas, e dar largas à imaginação. A Câmara Municipal da Nazaré abraça, deste modo, a causa da solidariedade, considerada pela Acreditar como "um factor de extrema importância para ajudar a minimizar os problemas causados pelos longos e difíceis períodos de tratamento" destas crianças.

Primeiro camião eléctrico do mundo é americano

Esta notícia pode até parecer irrelevante, mas trata-se de uma notícia espectacular. Foi lançado na Califórnia-EUA o primeiro camião de grande porte movido por um motor eléctrico. O ZeroTruck, abre portas para o início de fabrico em grande escala de veículos de serviço que utilizam energias renováveis. Inicialmente prestará serviços para o departamento de Água do Estado da Califórnia, onde substituirá um veículo que consome combustível fóssil. O ZeroTruck possui baterias de lítio que fornecerão energia para um motor UQM PowerPhase 100, que dará propulsão necessária para o camião se movimentar. O ZeroTruck é baseado num chassi Isuzu N-táxi, é apenas um projecto grandioso, mas tem tudo para funcionar. Esperamos que esta idéia seja bem vista por todo o planeta e que nos faça evitar consumir toneladas de combustíveis não renováveis.

Lâmpada LED refrigerada a óleo produz luminosidade 360º




Uma empresa especializada em soluções com LEDs, a ETERNALEDS, vende o que considera ser a primeira lâmpada refrigerada por óleo, denominada Hydralux 4.
Esta com apenas 4W gera luz equivalente a uma incandescente de 25w e promete vida útil de 35 mil horas, equivalente a 12 anos se usada 8 horas por dia. Segundo a empresa não há uso de mercúrio ou qualquer outra substância perigosa e o óleo é equivalente ao óleo de bebés.
Além de manter a sempre fria, o óleo faz com que a luminosidade se espalhe por todo o ambiente e são oferecidos dois modelos, o Warm White, com um tom branco amarelado e o Daylight White com branco azulado:

Comparação entre Hydralux Warm White e Daylight White com incandescente em tectos.

Comparação em média luz para quartos.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/