domingo, 19 de julho de 2009

Projecto de investigação de energias alternativas na UBI


Dois investigadores da Universidade da Beira Interior desenvolveram um sistema aquático para armazenamento de energia na forma de ar comprimido. Os reservatórios depositados em pleno oceano, podem acumular energia produzida directamente a partir de parques eólicos flutuantes.

Relógio movido a frutas


Relógio movido pela energia eléctrica obtida a partir de uma fruta ou vegetal A pilha eléctrica completou 209 anos, a maravilhosa invenção do italiano Alessando Volta, é sintetizada neste brinquedo mais do que didáctico.
Onde comprar: http://www.physlink.com/estore/cart/FruitPoweredClock.cfm

Link consultado: http://www.euqueru.net/

Um telemóvel que funciona a energia de... hamster!

Um rapaz de 16 anos inventou um carregador de telemóvel movido a hamster, como parte do seu projecto de Ciências.
Peter de Lawford, Somerset, juntou um gerador à roda de exercício do seu hamster, ligando a seguir o carregador do telefone. Elvis faz o seu exercício enquanto Peter carrega o telefone de forma económica e a favor do meio ambiente. A idéia surgiu, após a sua irmã se queixar frequentemente de ouvir a roda chiar durante a noite. " Eu pensei que da roda poderia fazer algo útil. Então, resolvi ligar um sistema de engrenagens e uma turbina, " disse. " Agora a cada dois minutos que Elvis brinca na roda, dá-me tempo de ter uma conversa aproximadamente de trinta minutos no meu telemóvel." Ao inventor adolescente foi dado a A.A. para seu projecto e foi concedido um D globalmente para o curso.

Teletrabalho diminui emissões de carbono

Está definitivamente provado que o teletrabalho é vantajoso em termos de redução nos gastos de combustíveis com o transporte diário para o trabalho e na consequente redução de emissões de CO2, criando assim um melhor ambiente para todos.

"Green computing"
A realização de trabalho a partir de casa consegue ter um efeito redutor nas emissões de dióxido de carbono, mesmo tendo em conta as emissões provenientes de ambientes domésticos, de acordo com um estudo levado a cabo pela CEA norte-americana (Consumer Electronics Association). O estudo “The Energy and Greenhouse Gas Emissions Impact of Telecommuting” permitiu verificar que o tele-trabalho nos EUA causou o aumento de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera nacionais. Tal relaciona-se com os sistemas de aquecimento e arrefecimento e a energia para os dispositivos electrónicos. No entanto, tal é mais do que compensado com as poupanças no consumo de petróleo. O tele-trabalho reduz o consumo de energia associado ao transporte de e para o escritório e, em alguns casos, uma porção da energia associada ao espaço de escritórios comerciais.

O relatório demonstra que existem cerca de 3,9 milhões de pessoas nos EUA que trabalham em casa pelo menos uma vez por semana. Evitando uma média de 22 milhas de transporte até ao local de trabalho e tendo em conta que o aumento de utilização de energia em casa, esta prática permite poupar cerca de 840 milhões de barris de petróleo, o equivalente a tirar dois milhões de carros da estrada durante um ano.
O estudo focou-se em trabalhadores que gastam um ou mais dias a trabalhar a partir de casa por semana e comparou a energia despendida na reaalização do trabalho em casa e a realização do trabalho no escritório.
Veja o artigo completo em: Computerworld.com.pt

Veículo eléctrico desenvolvido por portugueses

Fonte: http://energiasalternativas.blogs.sapo.pt/