quarta-feira, 27 de maio de 2009

Já pensou nos efeitos do impacto ambiental ao navegar na internet e fazer pesquisas no Google?

Cada segundo que estamos ligados à Internet, geramos 0,02 gr de emissões de carbono. Quando fazemos uma pesquisa na internet, esta emissão aumenta consideravelmente. Para efectuar a pesquisa o site de busca precisa de consultar vários bancos de dados ao mesmo tempo. De todos os sites actuais, o que mais emite este gas é o Google: 7 gr de dióxido de carbono por pesquisa. A eficiência do Google tem um preço para o meio ambiente. 7 gr de emissão de dióxido de carbono parece pouco, não é? Mas multiplique este número pelas 200 milhões de buscas na internet que são feitas por dia… Agora já não parece tão pouco, certo? Por esse e outros motivos, a notícia do G1 cita que: "Uma pesquisa recente estimou que o sector global da tecnologia de informação gera tantos gases de efeito de estufa como todas as companhias aéreas juntas".
Por um lado, é verdade que os nossos computadores irão usar mais energia e, portanto, contribuir mais para o efeito de estufa do que o Google. Porém, isso não isenta os sistemas de pesquisa de procurarem soluções para minimizar o seu impacto ambiental. Da mesma maneira que, os fabricantes de computadores também devem tomar medidas para que os seus produtos sejam menos poluentes.
Na questão ambiental, todos os esforços são necessários.