sábado, 22 de agosto de 2009

Comunicações holográficas


Num recente concurso que pretende prever qual será o aspecto do telemóvel que vamos usar no ano 2020, o japonês Mac Funamizu fez uma interessante e arrojada proposta de design. Com base na evolução tecnológica, a sua visão concentrou-se na utilização da tecnologia holográfica. Segundo o artista, teremos um telemóvel que usaremos como uma pulseira e que será capaz de criar fantásticas imagens a três dimensões com as quais interagiremos.
Resta-nos esperar para ver.

Fonte: http://blog.uncovering.org/

Monitores OLED: A Tecnologia do Futuro Chega aos Monitores

A principal característica dos Monitores OLED é que é um monitor ecológico. Tem uma eficiência energética fantástica, devido ao facto de ser simples, fino e eficiente. Os primeiros modelos dos monitores OLED já conseguem gastar menos energia que os monitores LCD mais avançados.
Além de ecológicos, por serem maleáveis, finos e baratos, será possivel produzir novos produtos a partir de monitores OLED que com LCD, Plasma ou CRT não seria viável; cito alguns exemplos:

TVs de Alta Definição para a Classe Média: Como são simples de produzir, em breve, será possivel produzir milhares ou milhões de TVs de alta definição e de muitas polegadas até pela metade do preço das actuais.

E-Paper Colorido: Hoje em dia já existem protótipos de e-paper ( papel eletrónico ) mas todos eles são monocromáticos ( preto e branco ). Os monitores OLED no futuro poderão ser adaptados para se tornarem e-paper colorido. Com esta tecnologia poderemos criar por exemplo Super Livros Didácticos Digitais para as crianças onde poderão ler e assitir a animações e filmes nos livros.

Lâmpadas Ultra Económicas: Uma outra aplicação interessante é poder adaptar os OLEDs para se transformarem lâmpadas. Já que os pixels tem uma iluminação poderosa, poderiam ter essa capacidade ampliada para poder iluminar os ambientes e produzir lâmpadas que gastem pouquissima energia.

Demonstração de um Monitor OLED da Sony




O veleiro com tecnologia ecológica

Este mega iate concebido por Erik Sifra é a solução perfeita para o ambiente. Chama-se Green Jet, é alimentado a partir da energia gerada por energia eólica e hidrogénio. Para tirar proveito das vantagens da energia eólica, Jet Aero-Verde tem duas velas controladas por um computador touch screen monitor. Este sistema, juntamente com o conselho do computador determina a melhor posição das velas para o máximo de propulsão e, portanto, para o Jet minimizar o uso dos seus dois motores de 950 kilowatts.

As aero-velas impulsionam os motores hidráulicos que fazem com que estes sejam o principal sistema de propulsão, além de içarem completamente as velas em 30 ou 40 segundos.
Com luxo acrescentado, o deck tem uma piscina, no centro, que também serve como uma separação entre o proprietário da embarcação e a tripulação. A piscina tem um jacuzzi e da construção e acabamento que são super futuristas, há que concordar com o capricho e fantasia do proprietário.


Timberland: Consciencia ambiental aplicada à prática responsável

De acordo firmado com a organização não-governamental Greenpeace, a Timberland garante que o couro utilizado não irá contribuir para a desflorestação da Floresta Amazónica.
Depois de constar no relatório elaborado pela Greenpeace “A Farra do Boi na Amazónia”, que documenta a interferência da indústria do gado, do governo brasileiro e de grandes empresas na desflorestação, o anúncio do fabricante veio confirmar o compromisso adoptado pela empresa de que não utilizará mais couro, comum em seus produtos, proveniente de animais criados em áreas recém desflorestadas da região.
“A Timberland elevou o nível das políticas ambientais e da exploração socialmente responsável do couro da Amazónia”, acredita Lindsey Allen, militante da Greenpeace estadunidense.
Segundo a ONG, a indústria pecuária é a principal fonte de emissões de dióxido de carbono e o maior motor de desflorestação no mundo e a moratória à expansão de gado é, portanto, um componente crítico para minimizar e reduzir as maciças emissões de gases do efeito de estufa (GGEs) relacionados com a floresta.
A decisão da Timberland, que recentemente montou uma loja dentro dos conceitos sustentáveis, acompanha o anúncio de mais duas envolvidas na investigação, as grandes marcas mundiais Nike e Geox, que já não compram couro oriundo da Amazónia, até que a desflorestação para a expansão seja interrompida.