sexta-feira, 26 de junho de 2009

Colecção Re-volta das Embalagens


No dia a dia, muitos são os produtos que utilizamos e mais tarde deitamos fora a embalagem, e que poderiam facilmente ser reciclados ou reutilizados para criar novos objectos, com uma nova e melhorada função. A colecção Re-Volta das embalagens da Blindesign é uma linha de produtos criados a partir da reutilização de embalagens de leite.


Criada por Rita Carrilho e Rita Melo, a Blindesign, é uma Associação em formação que se dedica à edição de produtos e à função social do design e conta com várias entidades cooperantes para a prossecução e êxito deste projecto: Fundação AFID Diferença e Estabelecimento Prisional de Tires.
A sua colecção Re-Volta das Embalagens dá um novo uso às velhas embalagens do leite, criando-se assim práticos sacos, com os quais podemos facilmente andar na rua, ou por exemplo, quando vamos às compras. Carteiras, um estiloso candeeiro e recipientes para separação do lixo lá de casa, ou então guardar os brinquedos dos miúdos, são outros dos objectos que podemos encontrar.

Link consultado: http://www.ecoideias.com/

Moinhos acolhem centrais energéticas

Uma empresa Espanhola vai recuperar sete moinhos na Freguesia de França, inserida no Parque natural de Montesinho, Bragança, com o objectivo de instalar micro-centrais de geração de energia. O projecto prevê a recuperação de cerca de 300 moinhos na região fronteiriça.
Tratam-se de moinhos antigos, em granito e xisto, típicos da região transmontana. A sua recuperação permite a reabilitação de um património cada vez mais degradado. Os moinhos manterão a sua função original, podendo ser utilizados para a moagem de cereal sempre que necessário.
Esta recuperação não terá quaisquer custos para as freguesias. Até a própria ligação às linhas da Rede Eléctrica Nacional (REN), para onde será escoada a energia produzida, será custeada pela empresa Espanhola, ligada às energias renováveis. As freguesias só terão contrapartidas financeiras. Nos primeiros 10 anos receberão 10% dos lucros da venda da energia e após 15 anos a percentagem sobe para os 15%.

Jogue na cidade Ecológica de Clim City


Em Clim City, um jogo em flash criado pelo centro de cultura científica da região francesa da Aquitain, decidimos o destino, em questões ecológicas, de uma cidade. O objectivo é em 50 turnos, equivalente a 50 anos, alterar os perfis de consumos energéticos e emissões poluentes da cidade.
Ao todo são 250 as acções que podemos tomar em Clim City. Podemos actuar nas populações, nas indústrias, na agricultura, nos transportes, tudo que possa imaginar. E, ano a ano, vamos promovendo melhorias que afectaram o estado geral da cidade, desde promover o uso de biodisel à reciclagem de resíduos, passando pela fomentação do eco-turismo ou a utilização de rotas mais económicas pelas empresas de transportes.
Cada acção traz uma pequena explicação e descrição dos efeitos e vantagens, que, enquanto jogamos nos vão consciencializando para os problemas e suas soluções. A única desvantagem é todo o jogo ser em Francês, exigindo que se conheça um pouco a língua para poder usufruir do jogo.

Link consultado: www.ecoideias.com