domingo, 28 de junho de 2009

O musculado Hummer eléctrico

O Hummer é o tipo de carro associado ao condutor ecologicamente irresponsável. Grandes consumidores de combustível, os Hummer estão de fora do ideal de carro daqueles com preocupações ambientais. Para contrariar esta ideia a Raser, uma empresa Americana com ideais sustentáveis, apresentou o novo Hummer H3 eléctrico.
Ainda em fase de demonstração, o Hummer H3 tem um motor de 268 cv e uma autonomia de 65 quilómetros com o seu motor eléctrico, antes de ligar o seu motor de combustão. Tendo em conta que o Hummer é um veículo utilizado pelos habitantes das cidades e que a grande maioria dos carros não faz mais de 65 quilómetros por dia, o Hummer raramente utilizaria o seu motor a combustão.
Todavia, este Hummer H3 continua a não ser o carro mais aconselhado para aqueles que façam mais que estes 65 quilómetros diários, já que o consumo de 40 quilómetros por litro aumenta consideravelmente após esta distância. Resta esperar que quando chegar a sua versão comercial esta autonomia tenha aumentado.

Link consultado: http://www.ecoideias.com/

Plantas repelentes de insectos

Com a chegada do tempo mais quente, começam também a chegar às nossas casas os primeiros insectos. Pequenas moscas e mosquitos passeiam pelas divisões da casa, irritando os seus habitantes. Para nos livrar destes insectos utilizam-se muitas vezes insecticidas ou repelentes químicos, mas existem repelentes naturais: as plantas.


Manjericão (Ocimum basilicum)
Cultive manjericão ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. O manjericão deve ficar perto das janelas ou portas por onde os mosquitos geralmente entram.


Jasmim (Jasminum officinale)
Plante um jasmim. O seu aroma natural funciona como um repelente natural de moscas e mosquitos. De um modo geral, os mosquitos são repelidos por plantas aromáticas com cheiros fortes.


Citronela (Cymbopogon nardus)
O repelente natural mais comum é a citronela. Podem cultivá-la em vasos ou então no jardim. Neste último caso as plantas devem ficar a pelo menos 1,5 m de distância umas das outras.


Eucalipto aromático (Eucalyptus citriodora)
Nas árvores de grande porte pode-se optar pelo eucalipto aromático. Estas árvores, também conhecidas como eucalipto-limão ou eucalipto-laranja, têm um cheiro parecido com o do limão ou da laranja, que repele os mosquitos.

Link consultado: http://www.ecoideias.com/

Samsung Blue Earth a energia solar

O investimento em tecnologias mais amigas do ambiente por parte dos fabricantes de telemóveis é cada vez maior. A Samsung lança, com o seu novo Samsung Blue Earth, o primeiro telemóvel a energia solar do mercado mundial.
A Samsung está determinada a alcançar melhores padrões energéticos e ambientais, apostando em tecnologias que promovam estes valores. O Blue Earth é fabricado a partir de plástico reciclado e de substâncias que não afectam o ambiente. Toda a parte de trás do telemóvel é um painel solar que permitirá aos seus utilizadores poderem recarregar o seu telemóvel em qualquer parte do mundo.
Como bónus o Blue Earth traz consigo o Eco-Walk, um software que conta a redução de emissões de CO2 dos nossos percursos a pé e nos transmite o resultado pelo número de árvores salvas.


Óculos que convertem energia solar

Desenhados por Hyun-Joong Kim e Kwang-Seok Jeong estes óculos de sol conversores de energia são uma inventiva forma de utilizar a energia do sol para alimentar pequenos dispositivos electrónicos.
Quando possíveis, os Self-Energy Converting Glasses terão lentes com células solares coradas, que recolhem a energia solar e permitem carregar pequenos dispositivos electrónicos através do cabo que sai através da haste.
Estas células solares coradas são descritas pelos criadores como um corante barato e orgânico, criado a partir de nano tecnologia, para transformar os raios solares em energia eléctrica.

Link consultado: http://www.ecoideias.com