sábado, 4 de julho de 2009

Ideias para o novo mundo: Cidades flutuantes

Ninguém gosta de pensar nisso, mas no fundo todos sabemos que se as coisas continuarem com estão, certamente teremos imensos desastres naturais e elevação do nível dos oceanos devido ao aquecimento global. Muitas cidades ficarão alagadas e as pessoas terão que migrar para o interior ou procurar saídas alternativas como a apresentada pelo arquitecto francês Vincent Callebaut.
Vincent sugeriu uma cidade flutuante inspirada em plantas aquáticas. Segundo ele uma cidade como estas poderias abrigar cerca de 50 mil habitantes. Funcionaria como um iceberg, ou seja, parte ficaria para fora das águas, outra dentro. A energia usada para manter a ilha artificial seria inteiramente de recursos renováveis, como eólica, solar e de ondas.
Os Lilypads, como são chamadas as cidades, foram inspiradas no formato das vitórias-régias, muito comuns na região Amazônica, que são grandes, pesadas, mas que se mantém à superfície de água. Tudo o que puder ser reciclado, será, fazendo com que as cidades-flutuantes sejam totalmente livres de emissões de carbono ou maiores danos ao meio ambiente. A megalópole ecológica também utilizaria a chuva para encher um reservatório central com água doce, esta utilizada para consumo e rega de vegetais.Agora, só falta saber o que é viável e o que é puro realismo fantástico…

Link consultado: http://cavedon.net/blog/

Colchão com fibra de bambu

Responsabilidade ecológica e tecnologia de ponta sempre foram as duas metas da Probel, maior referência de colchões do país (Brasil). Abraçando a idéia da tendência aos produtos ecologicamente correctos, a marca desenvolveu o conjunto box Natural Soft Bamboo, com fibra de bambu. A novidade traz o benefício do menor custo, além de ser um agente bactericida natural e possuir alta percentagem de fibras naturais (73% natural e ecológica). Esta composição garante ao tecido uma agradável sensação de frescura.
O colchão ainda conta com o sistema No Turn, que dispensa o rodízio de lados, além da espuma especial com tratamento antimicrobiano que garante a protecção contra a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, principais causadores de problemas alérgicos e respiratórios.

Fibras naturais e ecológicas

Numa campanha instituída pela ONU, 2009 é o ano das fibras naturais. De acordo com os fabricantes de malhas em algodão, a iniciativa reflcete a preferência actual dos consumidores. Para a directora de desenvolvimento da Sultextil, de Caxias do Sul (RS), Paola Reginatto Vist, há um desejo mundial por esse tipo de tecido.
“Essa informação tem base em duas fontes principais: a manifestação dos nossos clientes confeccionistas ao relatar o mercado varejista atual, e às pesquisas de mercado, especialmente nos países europeus”, garante.
Para o grupo Rosset Têxtil, outro factor muito importante para explicar a grande procura é a preocupação do consumidor final em utilizar tecidos ecológicos. “Há um comprometimento do comprador, que olha com atenção os fios que têm origem natural”, explica Ângelo Frigério, coordenador de produto da empresa.
Esse também é um dos argumentos da própria ONU, quando afirma que, por serem biodegradáveis, as fibras naturais estão em alta com o aumento da consciência do consumidor.