terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projecto utiliza peças de automóveis para criar incubadoras para bebés


A pensar nos países em desenvolvimento.
Tecnologia biomédica sustentável permite uma manutenção simplificada.

A fonte de calor são os faróis. Um alarme do carro sinaliza emergências. Um filtro de ar e um ventilador oferecem controlo da temperatura. Mas esta concepção não está relacionada com transportes. Trata-se de uma incubadora de baixo custo, idealizada para manter aquecidos bebés recém-nascidos, que são vulneráveis durante os primeiros dias de vida.
Ao contrário das incubadoras de elevada manutenção encontradas nas unidades neonatais dos cuidados intensivos nos Estados Unidos, esta é facilmente reparada, pois todas as suas peças operacionais vieram de veículos.
Incubadoras que chegam a custar US$ 40 mil ou mais, podem ser construídas por menos de mil dólares.

Os criadores da incubadora feita com peças de carro – um projeto promovido pela Iniciativa para a Saúde Global do Center for Integration of Medicine and Innovative Technology (Cimit), uma parceria sem fins lucrativos de hospitais e faculdades de engenharia de Boston, nos Estados Unidos – dizem que pode prevenir milhões de mortes de recém-nascidos nos países em desenvolvimento.

Na incubadora feita com peças de automóveis, os bebés nascidos às 32 semanas de gestação ou mais podem receber oxigénio suplementar, enquanto os seus pulmões ganham força, antibióticos, um ambiente acolhedor e tranquilo para dormir quando as mães estão ausentes ou não são capazes de segurá-los nos braços. Em caso de emergência, o berço da incubadora pode ser removido e carregado para outra parte do prédio ou até para outro hospital.

Na verdade, afirmam especialistas, os países em desenvolvimento não precisam de mais incubadoras, mas que funcionem. Durante anos, milhares de equipamentos foram doados por países ricos e acabaram em “cemitérios de incubadoras” – a maioria avariada, sendo que algumas nunca foram usadas. Segundo um estudo de 2007 da Duke University, 96% dos equipamentos médicos doados por estrangeiros falham dentro de cinco anos após a doação – a maioria devido a problemas eléctricos como picos de voltagem ou quedas de energia.

Para mais informações, consulte: http://mesquita.blog.br/

Carregador solar

Apresentamos o novo carregador solar, criado por Fandi Meng, que possui uma bateria interna e painéis dobráveis.
Poderá ser colocado no vidro de uma janela, com os painéis solares abertos, para absorver a luz do sol. Quando não está em uso ou totalmente carregado, fecha simplesmente os painéis e liga-o ao seu telemóvel para carregar.
Como pode verificar, mais uma óptima ferramenta para o uso das energias renováveis.