quarta-feira, 15 de julho de 2009

Greenpeace Black Pixel Project (Válido somente para monitores de tubo ou plasma)

Sabe que pode melhorar o mundo um pouco de cada vez? Pois é esse o objectivo do projecto Black Pixel: Instalar um quadradinho preto no monitor do seu computador, ou seja, apagar um pixel.
Assim, a Greenpeace calcula que cada pessoa poderá economizar 0,057 watts por hora (Comprovado pelo Instituto C.E.S.A.R de Tecnologia).
Parece pouco, mas até agora o projecto já conseguiu economizar 100678 watts. Isto equivale a 2516 lâmpadas, 1118 frigoríficos, 915 televisores ou 838 computadores desligados por uma hora.
No site encontra outras informações sobre o projecto. Pode fazer a instalação do Black Pixel,contribuíndo assim para ajudar a economizar a energia do planeta.
Veja também este vídeo, para aqueles que não querem fazer muito, esta é uma boa iniciativa:



Link consultado: http://turmae2009.bligoo.com/

As cidades mais verdes do mundo

A cidade de Estocolmo será a “Capital Verde da Europa” em 2010

Para estimular a adopção de medidas capazes de tornar as cidades da Europa mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida para os seus habitantes, a Comissão Européia lançou um prémio que irá atribuir todos os anos, a partir de 2010, o título de Capital Verde da Europa.
O prémio europeu será concebido às cidades com mais 200 mil habitantes que tenham demonstrado atingir um patamar bem definido em termos de padrões ambientais elevados e estejam empenhadas em continuar a trabalhar para alcançar objectivos ambiciosos, relacionados com melhorias para o desenvolvimento sustentável.
A ideia de uma Capital Verde da Europa foi originalmente concebida numa reunião em Tallinn, na Estónia, em 15 de maio de 2006, por iniciativa do antigo Presidente da Câmara, Jüri Ratas. Candidataram-se 35 cidades ao título e oito foram selecionadas. As finalistas foram:

- Amsterdão (Holanda)
- Bristol (Reino Unido)
- Copenhaga(Dinamarca)
- Friburgo (Alemanha)
- Hamburgo (Alemanha)
- Münster (Alemanha)
- Oslo (Noruega)
- Estocolmo (Suécia)


A vencedora de 2010 já tem nome: Estocolmo, na Suécia. Foi escolhida por um painel de peritos ambientais e um júri. A cidade será o exemplo a ser seguido por outras cidades europeias. Já em 2011, o título já está garantido para a alemã Hamburgo.
Entre as acções que tornaram essas cidades lugares tão “verdes” têm como objectivo eliminar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2 em 80% até 2050, a alta qualidade do ar, a grande quantidade de áreas verdes e recreativas, planos de preservação da água e excelência em público.

Sistema de público eficiente e áreas verdes foram alguns motivos que tornaram Hamburgo a Capital Verde da Europa de 2011/Foto: Qdos

Para vencer, a candidata precisava de seguir alguns critérios de escolha. Os dez requisitos incluíam:
- contribuição local para as alterações climáticas globais
- sistema de transportes local
- disponibilização de zonas verdes públicas
- qualidade do ar
- poluição sonora
- gestão e tratamento de resíduos
- consumo de água
- tratamento de águas residuais
- gestão ambiental das autoridades locais
- ordenamento urbano sustentável

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/