segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pedalada Ecológica

Esta simpática e simbólica invenção é inspirada nas bolas de sabão sopradas através de um anel. E se nas bolas de sabão houvessem sementes? E se, ao soprar as bolas, estivéssemos em movimento? O meio de deslocação escolhido foi a bicicleta, uma metáfora aos veículos não poluentes e da vida ao ar livre. Ao pedalarmos, fazemos exercício, não poluímos o ambiente e ainda contribuímos para o crescimento de pequenos espaços verdes.

Tudo é simples e ecológico no Bloom. No reservatório introduz-se uma mistura de sabão vegetal, sementes variadas e acrescenta-se água. O sistema é ligado ao eixo da bicicleta através de uma roda dentada que faz girar uma hélice que produz um sopro de ar contínuo, dando origem a dezenas de bolas de sabão que são lançadas pelo tubo como se fosse uma chaminé. As sementes são transportadas pelo vento até caírem e germinarem, humedecidas pela água contida na bolha.

Notebook de bambu

A moda do bambu chegou aos laptops. A Asus acaba de lançar o notebook amigo da natureza, revestido com os tão populares e resistentes caules lenhificados, que, segundo conta a Wikipédia, são usados para fazer prédios à prova de terramoto. Dois modelos estarão em breve nas lojas americanas, com écras de 11,1 e 12,1 polegadas. A versão mais elaborada, vem com um processador Core 2 Duo, 4 GB de RAM, disco rígido híbrido de 320 GB (com 256 MB de memória flash) e placa de vídeo GeForce 9300M GS de 256 MB. Poderá escolher entre baterias de 3, 6 ou 9 células. Traz instalado um software que ajusta o consumo de energia de acordo com as aplicações utilizadas no momento. Os preços não foram divulgados.

Triturador de papel movido a hamster


O designer Tom Ballhatchet, criou uma ferramenta em que usa hamsters para criar energia. No seu trabalho de final de curso, ele, que se formou em design industrial em Londres, apresentou um produto que aproveita o movimento dos animais para triturar papel. O animal precisa de correr 45 minutos para destruir uma folha tamanho A4.

“Queria criar um produto que mexesse com a imaginação das pessoas, além de tratar de assuntos como a mudança climática, a reciclagem e a fraude de identidade”, afirmou Ballhatchet, segundo o site “Telegraph”. “O triturador movido a hamster oferece uma solução para esses três problemas, porque usa o roedor para a produção de energia, destrói documentos confidenciais e transforma o papel em revestimento para a gaiola .” Segundo o criador, o dono do triturador pode colocar a folha no aparelho antes de se deitar. Quando acordar, o hamster terá corrido na rodinha e triturado o papel. “O animal precisa apenas de manter a sua rotina”, afirmou. Segundo a publicação britânica, diversas companhias manifestaram interesse no protótipo, mas ainda não há previsão de quando chegará às lojas.

Cidades do futuro


Mais uma novidade promete unir beleza, eficiência e sustentabilidade num só produto. Estes postes de iluminação pública desenvolvidos pela Urban Green Energy estão equipados com painéis solares e turbinas eólicas e podem gerar até 380W de energia.
É uma solução cheia de estilo, não apenas para a produção de luz a partir de energias renováveis, mas também como forma de fazê-lo sem emitir nenhum poluente. O sistema de iluminação é instalado num poste de aço galvanizado que utiliza a mesma estrutura dos tradicionais.

As hélices são instaladas no cimo , que podem ser de dois modelos. O primeiro é o tradicional na vertical, e o segundo é um modelo horizontal, capaz de produzir 300W de electricidade. Já nas laterais do poste, são montados dois painéis solares, capazes de produzir 80 W de energia.Em dias ensolarados e com vento, cada poste pode gerar 380W de electricidade. Essa energia fica armazenada numa bateria e é utilizada durante a noite em lâmpadas LED de alta eficiência.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/