sábado, 8 de agosto de 2009

Elevador ecológico

Se perguntar a um grupo de pessoas qual é o meio de transporte mais utilizado, responderão com toda a certeza que é o automóvel ou o comboio . O que é certo é que ninguém irá dizer que é o elevador. Estes dispositivos, que muitos utilizam várias vezes por dia, e não muitas vezes erroneamente, é considerado como um meio de transporte.
Se falamos de eco-carros, porque não sobre elevadores ecológicos? A empresa sevillana Elevadores MP, em colaboração com as Universidades de Cádiz e Sevilha, está a desenvolver o MP-E3, um elevador a que se pode chamar de orgânico. Contam lançá-lo no mercado em 2011.
De acordo com Juan de Dios Granados, o projecto MP-E3, "Quando o elevador se move, é uma energia que está desfocada no calor, mas com um motor síncrono e um controlador adequado pode levar essa energia para re-injectar a rede de electricidade. " Também poupa energia através da substituição das lâmpadas fluorescentes da cabine por alguns leds. Os botões seriam autónomos com capacidade para extrair energia do ambiente: fotovoltaica, vibração ...
Quanto aos materiais, o aço é utilizado de forma reduzida, graças a uma nova concepção em que não haverá chassis na cabina dos elevadores.
Em última análise, é de produzir um elevador com menor consumo de energia e que irá reduzir os materiais necessários para o seu fabrico.