segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Energia eco sustentável - Secretária Solar


Imagine poder trabalhar aproveitando a energia solar para alimentar o seu computador, telemóvel e qualquer outro tipo de tecnologia que precise de energia para funcionar, nesta secretária de energia eco sustentável.
A SOlo Lunge Table di Intelligent Forms, uma mesa com um painel solar como apoio e um coração de células em silicone que em condições climatéricas ideais, é capaz de fornecer 17kw de energia durante o ano.

O design moderno e versátil da secretária é equipado com um transmissor bluetooth, baterias recarregáveis, monitor LCD, e uma caixinha para os dispositivos que devem ser recarregados. Não é apenas uma simples mesa, mas sim, um instrumento prático e ecológico, que devido às suas rodinhas permite levá-la para onde quiser.


Residência eco-amigável em centros urbanos

É uma das primeiras residências remodeladas com certificação LEED nos EUA. Foi apresentada no San Francisco Sunset Idea House deste ano e se diferencia das outras casas devido ao facto de estar localizada numa densa área urbana e num terreno bastante compacto. Existem duas unidades e a mais pequena, com aproximadamente 112 metros quadrados, está a venda por 1 milhão de dólares.

Desenhada por John Lum, a casa tem tudo o que se pode esperar de uma green house: pavimento com certificação FSC, concreto feito com cinzas (fly ash), tintas com baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis), electrodomésticos com elevada eficiência energética, tecto verde, recolha da água da chuva, uma pequena turbina eólica e aquecedores solares. A casa foi projectada para gerar energia renovável suficiente para satisfazer os seus moradores.

Eco-hotel voador

Premiado pelo Design Observer 2008, o Manned Cloud é um hotel voador que permite aos seus passageiros a descoberta de áreas inacessíveis, sem necessidade de qualquer infra-estrutura (aeroportos, estradas, hotéis, etc.) e a uma velocidade que pode chegar até aos 280 Km/h. O conceito está sendo gerido pela Massaud Studio juntamente com o centro de pesquisas aeroespaciais de França.
O hotel voador é um grande zeppelin com serviço de bordo, acomodação (60 quartos) e salão de beleza. De acordo com seu criador, o hotel dirigível será capaz de fazer a volta ao mundo em 3 dias sem escalas. E isto sem deixar nenhum vestígio de poluição por onde passar. A construção está prevista para os próximos anos.

Golfinho inspira barco movido a hidrogénio

Enquanto os barcos e os navios solares ainda não são usados de forma regular, os investigadores procuram outras fontes ecológicas de combustível que podem fazer estes veículos ainda mais limpos ecologicamente falando.

Os designers do Rayka Design Studio estão a trabalhar num projecto, para a criação de um barco de passageiros abastecido com hidrogénio que ofereça uma boa velocidade sem emitir gases tóxicos.

O projecto é inspirado em golfinhos e permite aos passageiros sentarem-se em diferentes posições. O barco com 22m de comprimento, apelidado de Hydro Dolphin, possui fachadas de vidro largas, que podem abrir-se facilmente, dependendo das condições meteorológicas.

Está assegurada uma vista agradável do mar, de todos os ângulos, desde que o tempo esteja convidativo. No seu interior, há um espaço para a instalação duma pequena de cozinha ou um carrinho dependendo da exigência do proprietário e do seu uso.


Boeing B-307 transformado numa casa flutuante exótica

De todos os produtos que os artistas da reciclagem conseguiram tornar funcionais a partir do lixo, os aviões são certamente os mais interessantes e os mais difíceis de serem modificados.
Aviões que já não voam, são convertidos em hotéis e em artigos de mobília, mas este é o primeiro esforço de reciclagem engenhosa que transformou um velho Boeing B-307 numa casa flutuante exótica.

Apelidada de Cosmic Muffin, a casa flutuante foi feita a partir de um Boeing premiado B-307 da companhia de Howard Hughes, que se reformou em 1969. Foi salvo do ferro velho pelo piloto de Fort Lauderdale - E.U.A, Kenneth W. London; o avião passou quatro anos em processo de conversão.

A matéria-prima escolhida para a casa flutuante é única. Entretanto, mesmo com um exterior de avião, uma nova casca foi completamente reconstruída, interiores actualizados, foram colocados motores novos, a cabina do piloto foi restaurada para ajudar o avião a navegar nas ondas como se estivesse no ar.

A Cosmic Muffin poderá não ser a casa flutuante mais bonita do mundo, mas traz consigo uma mensagem ecológica no sentido de impedir que toneladas de sucata sejam descartadas no meio ambiente.


Fonte: http://domescobar.blogspot.com/