sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ajudar a AMI, reciclando!


Talvez não saiba, mas o óleo alimentar que já não serve para si poderá ainda ajudar muita gente. Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, Escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais. A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa. Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação. São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população. Para mais informações clique aqui.

Óleo doméstico

Onde costuma habitualmente depositar o seu óleo doméstico depois de usado? No lava-loiça, na sanita, no contentor do lixo?
Na Escola Secundária do Entroncamento, existe um oleão onde pode e deve depositar este resíduo, e assim poupar a sua canalização e as nossas águas, estando desta forma a proteger o Ambiente, porque o óleo não é desperdiçado, mas sim reutilizado.
Dar um fim adequado aos óleos alimentares usados, é cada vez mais uma prática urgente que deve ser levada a sério por todos nós. Os oleões permitem um final mais ecológico deste resíduo.