quinta-feira, 23 de julho de 2009

Empregos verdes crescem, segundo estudo da WWF

Um relatório da WWF indica que os empregos gerados em sectores mais amigos do ambiente estão já a ultrapassar os das indústrias poluentes tradicionais. São já 3,4 milhões de postos de trabalho relacionados com as energias renováveis, os “transportes sustentáveis e bens e serviços energeticamente eficientes”, o emprego “com baixas emissões de carbono”. Comparando com os 2,8 milhões de empregos criados em indústrias poluentes – exploração de minério, electricidade, gás, cimento e ferro e aço – a conclusão da WWF é que a economia verde crescerá nos próximos anos e o emprego nas indústrias extractivas e poluentes diminuirá.

Segundo os dados disponibilizados, e tratados pela organização, haverá hoje em dia 400 mil trabalhadores europeus nas áreas das energias renováveis, 2,1 milhões em transportes “eficientes” e 900 mil em bens e serviços “amigos do ambientes”. Entre estes postos de trabalho incluem-se os de empresas de construção, instalação e manutenção de parques eólicas e painéis solares, construção civil com vista ao melhoramento de eficiência energética, além de postos de trabalho indirectos.

Piscina feita com garrafas PET

Fonte: http://www.bancodoplaneta.com.br

Unpackaged – A Loja sem embalagens


Existe uma loja em Londres que vende os seus produtos sem embalagem, comercializando produtos orgânicos de produção local, dando prioridade às cooperativas e redes sociais. Os clientes trazem de casa a sua própria embalagem, tais como sacos, potes ou caixas.

O lógotipo foi inspirado nos potes multiusos utilizados na loja. Os recipientes para grãos foram inspirados no chão que já existia na loja, em branco e preto.

As caixas de madeira e outros recipientes com retorno que chegam dos fornecedores, são utilizados para expôr os produtos, sendo visível perceber qual o conceito da loja. Caso o cliente não traga qualquer embalagem, a Unpackaged empresta, com o compromisso de as devolver.

Para a inauguração da loja, conceberam convites utilizando embalagens de cereais e de sabão em pó, com informações gerais e onde consta o diagrama que explica o funcionamento da mesma.

Num futuro próximo, haverá também serviço de entrega para os escritórios locais, nomeadamente, sabonete líquido, papel higiénico, chá, açúcar e outros produtos não-perecíveis ecológicos.

Fonte: http://embalagemsustentavel.wordpress.com/

Riversimple, um carro citadino movido a hidrogénio

A Riversimple apresentou um pequeno veículo citadino de dois lugares movido exclusivamente a hidrogénio.
Segundo a empresa britânica este será o primeiro carro acessível à grande maioria dos condutores e apresenta-se como uma solução para alguns dos problemas da indústria automóvel actual.
O Riversimple Urban Car não só promete alcançar níveis de eficiência nunca antes conseguidos com a tecnologia de células de combustível de hidrogénio, como também desafia algumas das regras fundamentais da indústria automóvel. Este será um projecto open-source, permitindo que os seus clientes tenham liberdade para personalizar e evoluir o veículo e o seu conceito. Além disso, o carro não será vendido de forma tradicional, mas sim alugado por um período até 20 anos, com combustível e manutenção incluídos.

Segundo Hugo Spowers, responsável máximo pelo projecto, o Urban Car pesa apenas 350 kg e tem dimensões semelhantes às de um smart Fortwo. A sua célula de combustível de 6Kw permite-lhe alcançar os 80 km/h e proporcionar uma autonomia próxima dos 387 km.
Refira-se que o projecto foi financiado por Sebastian Piëch, bisneto de Ferdinand Porsche.
Os seus criadores esperam disponibilizar este veículo a partir de 2012. No entanto, isto irá depender da implementação de uma adequada rede de distribuição de hidrogénio.

Principais detalhes técnicos do Riversimple Urban Car:
Peso: 350 kg
Velocidade máxima: 80 km/h
Aceleração dos 0 aos 48 km/h (30 mph): 5,5 segundos
Autonomia: 387 km
Longevidade: 15-20 anos
Intervalo de manutenção: Anual
Aluguer mensal: 237 euros