segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estudante inventa frigorífico solar


Provando que as melhores ideias são muitas vezes as mais simples, a estudante Britânica de 21 anos Emily Cummins criou um brilhante frigorífico solar portátil, que funciona baseado no principio da evaporação. O frigorífico não necessita de electricidade e pode ser produzido a partir de materiais comuns, como cartão, areia e restos de metal. Perfeito para países sub-desenvolvidos.


Colocam-se os alimentos e medicamentos na câmara metálica interior do frigorífico. Entre a câmara interior e a exterior, material orgânico como areia, lã ou terra é saturado com com água. Com o aquecimento do sol, a água no material orgânico evapora, reduzindo a temperatura da câmara interior até uns frescos 6º centígrados.

Depois de vencer um prémio de 5,000 libras, Emily adiou a ida para a universidade por um ano e fez uma viagem até África para melhorar o seu frigorífico solar. Construiu seis durante a fase inicial de produção e ajudou a construir mais de 50 em locais como a Namibia, Zambia e África do Sul. Emily acredita que centenas mais poderão estar em uso assim que a construção passe de comunidade em comunidade.


Link consultado: www.ecoideias.com

Sem comentários: