Construir uma casa no meio do deserto é um desafio e tanto para qualquer arquitecto. Mas Lloyd Russell conseguiu transformar a dificuldade em inspiração e criou uma casa adaptada e sustentável. Possui uma estrutura que permite uma ventilação total, evitando o uso de ventiladores e ar-condicionados e prolongando a utilização da luz natural.
A residência fica perto de Palm Springs, na Califórnia, e foram utilizados materiais recicláveis na sua construção. Porém o sistema de ventilação é, sem dúvida, a maior estrela da casa. De acordo com Russell, um dossel de aço garante sombra o dia inteiro, ajudando a refrescar a casa. Já as paredes podem ser “abertas”, facilitando a entrada do vento forte, habitual no local.
As paredes podem ser "levantadas" para ajudar a ventilar a casa nos dias mais quentes.
Para criar a casa, Russell estudou a região e adaptou a arquitectura ao ambiente. Este deserto tem uma temperatura que varia de 40ºC a -12ºC e o vento pode ultrapassar os 140 km/h, então a casa deve ter a temperatura interna controlada contando por isso, com a ajuda a natureza.
Mesmo com temperaturas acima dos 40º C a casa mantém-se fresca.
“É uma vida muito simples,logo espera uma arquitectura bastante simples”, afirmou o arquitecto em entrevista ao Dwell Magazine. “E não precisa de ser feio para ser simples”, concluíu.
O resultado é uma casa bonita, funcional e altamente eficiente.
No inverno, basta fechar as portas e janelas para manter a temperatura dentro de casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário