sexta-feira, 8 de maio de 2009

A poluição



A ideia de poluição aparece associada à presença de elementos tóxicos que impossibilitam ou dificultam gravemente a vida tal como nós a conhecemos, seja a nível local, seja a nível global. A poluição atmosférica e a poluição dos rios, resultante de efluentes industriais e urbanos, caracterizam-se justamente pelos seus níveis de toxicidade. Já a poluição sonora é de um tipo diferente, pois consiste na existência de determinados níveis de ruído.Todos os tipos de poluição são lesivos das várias formas de vida. Por vezes, provocam alterações dos ecossistemas que obrigam as espécies a adaptar-se às novas condições ambientais. A deslocação de populações é também um resultado possível. Casos há em que a degradação radical dos ecossistemas conduz à extinção de espécies.A consciência destes problemas tem levado à adopção de medidas de controle da poluição por entidades governamentais de numerosos países e por certos organismos supranacionais. O controle da poluição passa por uma grande diversidade de medidas, da imposição de regras à actividade industrial e do investimento em equipamentos de reciclagem até aos pequenos gestos do quotidiano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fico contente por saber que existem pessoas preocupadas com o ambiente e que tentam transmitir aos outros o quanto ele é importante.
Acho que as pessoas devem conhecer e respeitar muito melhor o meio ambiente e acho que estão a fazer um bom trabalho em promover isso !!! Já agora fiquei contente por ver um poema meu aqui no blog !!! Abraços verdes !!!

Alunas do 2º ano Turma Educação e Formação de Adultos disse...

Obrigada pela tua participação.
O teu poema foi um dos escolhidos para pormos no blog, pois (infelizmente) é bastante elucidativo de que os recursos naturais do nosso planeta , não são infinitos.
Abraços verdes para ti também !