segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eco Parque em São Paulo - Brasil

O escritório de São Paulo da Levisky Arquitectos Associados desenhou este magnifico Eco Parque no que era um antigo terreno industrial contaminado. O parque com 40 mil metros quadrados era casa para um incinerador de lixo, por isso, após o processo de limpeza, minimizaram-se as escavações pela construção de uma plataforma um metro acima do chão. A Victor Civita Plaza inclui também painéis fotovoltaicos, uso extensivo de madeiras reclamadas, e um museu que explica as características sustentáveis utilizadas na sua construção.

A terra tem a capacidade de preservar a História através do lixo deixado. Na Victor Civita Plaza a História é um pouco mais óbvia. A plataforma elevada expõe claramente a História do terreno como um local reclamado. Construída de madeira brasileira, obtida de fornecedores que obedecem a regras rígidas de extracção e reflorestação, a plataforma é suportada por uma armação em metal, o que lhe permite flutuar acima do solo contaminado.

Ao invés de utilizar outros materiais, a equipa optou por criar uma uniformidade visual, utilizando a mesma madeira da plataforma na construção de espaços mais pequenos no parque. É como se estes espaços crescessem directamente da plataforma.

O espaço tira vantagem da sua história para fazer as pessoas pensarem sobre a ecologia passada e presente do local. Através de painéis informativos os visitantes têm um vislumbre dos esforços para fazer o espaço mais limpo, saudável e sustentável. Estes incluem: o uso de madeiras recicladas, de painéis fotovoltaicos para produção de energia, um sistema de filtragem de água e a transformação da incineradora de lixo num museu da sustentabilidade.

Espaços recreativos e comunitários tornam o Victor Civita Plaza num espaço de valor incalculável para as comunidade vizinhas desta densa comunidade urbana. Um anfiteatro da lugar a espectáculos musicais e um centro comunitário a workshops ecológicos.

Link consultado: www.ecoideias.com

Sem comentários: