sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bebidas com mentalidade e atitude eco-friendly

Vodka 360

Apesar de não ser produzida com grãos orgânicos, a 360 passa por um processo de destilação quádruplo, o que evita desperdícios dos grãos e o acúmulo de resíduos. Posteriormente, as 5 filtragens pelas quais a bebida passa, são feitas em casca de côco. O resultado destes dois processos é uma vodka limpa e suave. Além da bebida em si, a garrafa e as embalagens da bebida também são ecologicamente correctas: o vidro da garrafa é 85% reciclado e o papel da embalagem 100%. A tinta impressa no vidro e no papel é a base de água. Além disso, a garrafa tem um sistema flip que permite que seja usada novamente, através de uma carta-resposta, paga pela empresa, é possível reenviar a garrafa ao produtor. Como se não bastasse, a empresa ainda doa U$20 do lucro da venda de cada garrafa na Flórida para o Coastal Conservation Association (CCA).


Veev

Quem diria? Esta bebida é feita a partir de açaí (combinado com acerola e cactos). Tem sido um sucesso, no site da bebida existem diversos testemunhos de celebridades que provaram e aprovaram, até mesmo a apresentadora Oprah Winfrey! As garrafas da bebida são parcialmente recicladas e as embalagens feitas com papel 100% reciclado e tintas à base de soja, não só nas embalagens, mas também no material impresso utilizado pela empresa, desde a publicidade até aos cartões de visita. A empresa ainda garante que o lucro obtido com a venda de cada garrafa da bebida, U$1 é destinado ao projecto "The Açaí Sustainable Project", que ajuda na preservação da Amazónia. Através do projecto Climate Clean, a empresa regula as suas emissões de carbono e utiliza energia eólica na sua produção.


Purus Vodka

De origem italiana, utiliza trigo 100% orgânico, da região da Lombardia e noroeste da Itália, e água cristalina dos Alpes italianos na sua produção. É destilada 5 vezes e a filtragem é feita em carvão activo. Possui garrafa de vidro 100% reciclado, e a tinta utilizada é à base de soja; o adesivo utilizado na garrafa é à base de água. A empresa ainda participa na iniciativa de plantio de árvores, em parceria com a American Forests. Mais informações podem ser obtidas através do site: Purus Vodka. Estes três exemplos são a prova de que a conscientização ecológica das empresas tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos, os produtos eco-friendly continuam a ganhar espaço em todos os tipos de mercado, desde a moda, com os tecidos ecológicos, o papel, que há vários anos já é reciclado e não poderia ser diferente com o mercado das bebidas.

Sem comentários: