sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vestuário permite o carregamento de baterias

Investigadores dos centros tecnológicos de Terrasa e de Talavera de la Reina, em Espanha desenvolveram peças de roupa capazes de gerar electricidade que possibilitam o carregamento de telemóveis e câmaras, aproveitando a diferença de temperatura entre o corpo humano e o meio ambiente, refere a EFE.
Fontes do centro tecnológico de Leitat (Terrasa) explicam que o corpo humano tem uma temperatura interna estável de 37 graus o que se traduz numa temperatura superficial na ordem dos 32/34 graus, dependendo da zona da pele. Se a diferença de temperatura que existe entre corpo humano e meio-ambiente for aproveitada pode gerar electricidade, em conjunto com o uso de um dispositivo termoeléctrico.
O principal objectivo é aproveitar a energia libertada pelo corpo e transformá-la em electricidade pelo efeito termoeléctrico. Foi a partir desta hipótese que os investigadores partiram para o projecto já terminado, agora em fase de melhoramento.
Como interface entre a pele e o meio-ambiente, o mais viável é o aproveitamento das fibras têxteis (peças de vestuário) para a integração do dispositivo termoeléctrico. Esta solução pode tornar possível a rentabilização da energia transformada em electricidade para o carregamento de uma bateria ou de aparelhos electrónicos portáteis.

Sem comentários: