sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comprar online poupa energia e emissões

Quem faz as suas compras online reduz o seu impacto ambiental, conclui um estudo da Universidade de Carnegie Mellon.Comparando a energia consumida e as emissões de dióxido de carbono no comércio tradicional e os utilizadores do site buy.com, concluiu-se que há uma poupança até 35 por cento nos gastos energéticos.
O estudo conclui que 65 por cento do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono gerados no comércio "estão relacionadas com o percurso automóvel dos consumidores de casas para as lojas e no percurso de regresso".

Segundo adianta o estudo, no comércio a retalho, os artigos são enviados pelos distribuidores para armazéns e daí para as várias lojas. No comércio online, pelo menos o praticado pelo site buy.com, os produtos são enviados directamente da distribuição para os consumidores, evitando-se alguns passos na cadeia retalhista.
Os investigadores "concluíram que o modelo de distribuição do comércio convencional, associado a factores como o empacotamento de artigos, o percurso de automóvel feito pelos consumidores entre as suas casas e as lojas e vice-versa, resulta num maior consumo de energia e emissões de dióxido de carbono do que o modelo de compras online da buy.com".

Sem comentários: